Cascata Tahiti no Gerês vai ficar mais segura e ganhar um miradouro 

Cascata Tahiti no Gerês vai ficar mais segura e ganhar um miradouro 
| Norte
Porto Canal

O Município de Terras do Bouro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) celebraram, esta sexta-feira, um protocolo de colaboração técnica e financeira para pôr em funcionamento um projeto que estima a edificação de um miradouro e o reforço da segurança, perto da cascata de Fecha de Barjas, vulgarmente apelidada por cascata Tahiti, no Gerês, escreve o Jornal de Notícias.

Segundo a mesma fonte, a requalificação está avaliada em 260 mil euros e as duas entidades envolvidas na obra estimam que a mesma esteja concluída a tempo do verão de 2024.

“Mesmo tendo muita vigilância e colocado sinalização a indicar os perigos, percebemos que isso não chegava e que era necessário agir rapidamente para reforçar a segurança em torno da cascata”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Terras do Bouro, Manuel Tibo, ao JN, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que foi presidida pelo secretário de Estado e da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.

O mesmo jornal informa também que vai ser implementada uma área de circulação com “redes de proteção e gradeamento”, de forma a aumentar as condições de segurança de quem visita a cascata.

De acordo com Manuel Tibo, citado pelo JN, há ainda a previsão de construção de um parque de estacionamento, perto à cascata, para servir os veículos de emergência médica e “os milhares de turistas”.

“O projeto há muito está pronto e tem os pareceres necessários. Faltava o financiamento, o que agora está assegurado. Acreditamos que teremos a obra pronta em maio do próximo ano”, afirmou o autarca.

“O objetivo central deste investimento é claramente a melhoria da segurança, porque estamos a falar de uma zona de rara beleza, mas muito íngreme e que nos cria muitos problemas”, acrescentou ao JN.

O presidente da Câmara de Terras do Bouro diz-se “satisfeito” pelo facto do Governo ter sido “sensível” perante os anseios da autarquia.

Manuel Tibo esclareceu ainda que, apesar das obras, vai continuar a ser “fundamental” que os visitantes sejam “cuidadosos”. “Continua a ser necessário apostar nesta sensibilização, porque as pessoas têm de ter consciência que estão na natureza e não podem desleixar, relativamente, à sua segurança. Não devem correr quaisquer riscos”, concluiu ao JN.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.