FC Porto (andebol): Dragões empatam frente ao Águas Santas

FC Porto (andebol): Dragões empatam frente ao Águas Santas
| Desporto
Porto Canal

Na Maia, o FC Porto não foi além de um empate frente ao Águas Santas (32-32) na 6.ª jornada do Andebol 1. Os Dragões não conseguiram superar a resiliência maiata, principalmente na etapa complementar, mas são primeiros classificados do campeonato com mais dois pontos e um jogo do que o Sporting. Jakob Mikkelsen foi o melhor marcador azul e branco na partida (7 golos).

O equilíbrio entre as duas formações foi notório nos cinco minutos iniciais. Só nos instantes que se seguiram o Águas Santas falhou pela primeira vez e o FC Porto conseguiu descolar da vantagem mínima (5-3). Os Dragões foram clínicos a aproveitar os erros técnicos dos adversários e chegaram ao quarto de hora de jogo com uma vantagem de cinco golos (11-6).

Os da casa não se renderam e, enquanto Alexandre Magalhães brilhou na baliza, os maiatos foram reduzindo distâncias até chegarem a apenas uma posse de bola de distância (14-13). Os instantes finais foram favoráveis aos Dragões, que aumentaram a diferença até ao intervalo (17-15).

No regresso, o oponente teimava em não desarmar, Jakob Mikkelsen tornou-se protagonista no momento ofensivo ao resolver todos os problemas com uma sucessão de remates indefensáveis e, após Diogo Rêma travar a tentativa de Pedro Cruz a partir da marca dos sete metros, os azuis e brancos conseguiram alargar a vantagem (27-24).

A resiliência adversária, aliada a uma boa exibição da dupla de guarda-redes e a imprecisões técnicas no sete contra seis dos da Invicta, permitiu ao Águas Santas chegar-se à frente no placar já dentro dos dez minutos finais (29-28, 52m). Em alerta, os portistas empataram por Victor Iturriza (30-30), que depois de marcar se lesionou e saiu diretamente para o balneário amparado por dois atletas adversários, num gesto de fair-play que valeu o aplauso do público presente no pavilhão.

Nos instantes decisivos da partida, Mitrevski defendeu o remate de Pedro Cruz e lançou Daymaro Salina, que deu novo adiantamento em contra-ataque (31-30). Os Dragões dificultaram a tarefa aos maiatos, o desfecho repetiu-se no momento defensivo seguinte, mas não conseguiram aumentar a vantagem. O Águas Santas voltou a empatar, Mikkelsen respondeu no ataque (32-31) e, no último ataque da partida, Miguel Baptista sentenciou o empate final (32-32).

Segue-se um clássico para a equipa de andebol. O FC Porto recebe o Benfica no próximo sábado (18h00, Porto Canal/FC Porto TV), na 7.ª jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

ÁGUAS SANTAS-FC PORTO, 32-32
Andebol 1, Fase Regular, 6.ª jornada
3 de outubro de 2023
Pavilhão do Águas Santas, na Maia

Árbitros: Rúben Maia e André Nunes

ÁGUAS SANTAS: Diogo Ribeiro e Alexandre Magalhães (g.r.); Fábio Teixeira (4), Manuel Lima (3), Miguel Baptista (5), João Furtado (4), José Barbosa, Pedro Cruz (5), Gustavo Oliveira (3), Nuno Queirós, Pedro Miguel Cruz, Carlos Santos, Francisco Fontes (3), José Nunes, Miguel Pinto (4) e João Carvalho (1)
Treinador: Ricardo Moreira

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (5), André Sousa, Victor Iturriza (2), Jakob Mikkelsen (7), David Fernández, Rui Silva (3), Daymaro Salina (3), Leonel Fernandes (1), Diogo Branquinho (1), Antonio Martínez (2), António Areia (4), Nikolaj Læsø, Pedro Oliveira (2) e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 15-17

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Semana de clássico em marcha no CTFD Jorge Costa

O plantel principal do FC Porto realizou mais um treino matinal tendo em vista o duelo frente ao Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal, que terá lugar no Estádio do Dragão a partir das 20h45 desta quarta-feira (RTP1). A lotação já se encontra esgotada.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.