Cerca de 19 mil brasileiros no ensino superior em Portugal 

Cerca de 19 mil brasileiros no ensino superior em Portugal 
| País
Porto Canal/Agências

Cerca de 19 mil brasileiros frequentam este ano o ensino superior público em Portugal, o maior grupo estrangeiro, e "há mais que espaço" para crescer, disse esta terça-feira à Lusa a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

"Temos inscritos em instituições do ensino superior cerca de 19 mil estudantes", de cerca de 26 mil pedidos, afirmou à Lusa, Elvira Fortunato, que se encontra em Maceió, capital do estado de Alagoas, com uma agenda até quarta-feira. A ministra participou de vários encontros, entre os quais uma reunião bilateral a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.

"O maior número de estrangeiros que nós temos a estudar em instituições de ensino superior são brasileiros", prosseguiu a ministra portuguesa, frisando que "há espaço, há mais que espaço" para que este número cresça.

De acordo com Elvira Fortunato, as universidades portuguesas precisam acolher mais estrangeiros devido à baixa natalidade que se sente no país, que está a alterar o tecido demográfico do país.  

"No âmbito do ensino superior temos de diversificar o nosso público e de ter alunos de outras origens", sublinhou.

Na quarta-feira, Elvira Fortunato terá um encontro com o reitor da Universidade da Universidade Federal de Alagoas, "com a qual existem vários acordos com universidades e institutos politécnicos portugueses".

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.