Cerca de 19 mil brasileiros no ensino superior em Portugal 

Cerca de 19 mil brasileiros no ensino superior em Portugal 
| País
Porto Canal/Agências

Cerca de 19 mil brasileiros frequentam este ano o ensino superior público em Portugal, o maior grupo estrangeiro, e "há mais que espaço" para crescer, disse esta terça-feira à Lusa a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

"Temos inscritos em instituições do ensino superior cerca de 19 mil estudantes", de cerca de 26 mil pedidos, afirmou à Lusa, Elvira Fortunato, que se encontra em Maceió, capital do estado de Alagoas, com uma agenda até quarta-feira. A ministra participou de vários encontros, entre os quais uma reunião bilateral a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.

"O maior número de estrangeiros que nós temos a estudar em instituições de ensino superior são brasileiros", prosseguiu a ministra portuguesa, frisando que "há espaço, há mais que espaço" para que este número cresça.

De acordo com Elvira Fortunato, as universidades portuguesas precisam acolher mais estrangeiros devido à baixa natalidade que se sente no país, que está a alterar o tecido demográfico do país.  

"No âmbito do ensino superior temos de diversificar o nosso público e de ter alunos de outras origens", sublinhou.

Na quarta-feira, Elvira Fortunato terá um encontro com o reitor da Universidade da Universidade Federal de Alagoas, "com a qual existem vários acordos com universidades e institutos politécnicos portugueses".

+ notícias: País

Mais de 80% dos jovens diplomados têm emprego 3 anos após concluírem estudos

Cerca de 82% dos diplomados entre os 20 e 34 anos têm emprego três anos após concluírem o ensino secundário ou superior, segundo um relatório divulgado esta terça-feira que confirma as vantagens salariais associadas à maior formação académica.

Registados problemas em cartões da rede móvel da MEO

Alguns cartões de clientes da rede móvel da MEO estão a registar na manhã desta terça-feira alguns constrangimentos, disse à agência Lusa fonte da operadora de comunicações de voz do grupo Altice, sem adiantar mais pormenores.

Portugal lidera na Europa... no aumento do preço do azeite

O preço do azeite subiu em janeiro 69% em Portugal, registando o maior aumento homólogo do produto, que na média da União Europeia (UE) aumentou 50%, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.