Autarcas do Norte reagem a promessas de descentralização 

Autarcas do Norte reagem a promessas de descentralização 
| Norte
Porto Canal

No Orçamento de Estado de 2024 vão constar mais 603 milhões de euros para as autarquias, no âmbito da transferência de competências da Administração Central para os municípios.

À primeira vista é uma boa notícia, mas, para os autarcas do Norte, trata-se do cumprimento da lei das finanças locais e da compensação dos reveses do passado.

A descentralização de competências avança a pouco e pouco, mas o caso muda de figura no dossiê da regionalização.

No ano passado, o líder do PSD virou as costas a um referendo de 2024, e pelo menos no presente ciclo autárquico, não estão reunidas as condições para avançar.

O reforço de verbas para as autarquias foi anunciado este fim-de-semana, no 26º Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que teve na descentralização o tema-chave da ordem do dia.

+ notícias: Norte

Primeiro satélite da Universidade do Minho lançado hoje para o espaço

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai lançar o seu satélite PROMETHEUS - 1, esta terça-feira, do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a partir de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. O lançamento está agendado para às 18h50.

Homem de 59 anos morre atropelado em Guimarães

Um homem de 59 anos morreu esta terça-feira atropelado por uma viatura em Briteiros Santo Estêvão, concelho de Guimarães, distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Norte após atropelamento mortal em Ovar

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada esta terça-feira às 21h42, depois de ter estado cortada devido ao atropelamento mortal de um homem por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, segundo a Infraestruturas de Portugal.