Teólogo espanhol diz que 2% da população portuguesa pertence a seitas

Teólogo espanhol diz que 2% da população portuguesa pertence a seitas
| País
Porto Canal / Agências

O teólogo espanhol Luis Santamaria del Rio afirma num livro lançado esta semana que mais de dois por cento dos portugueses pertencem a seitas, o dobro da percentagem de outros países europeus.

“Nos países ocidentais, estima-se que cerca de 1% da população pertence a seitas. Se pudermos aplicar este cálculo a Portugal, estaríamos a falar de cerca de 100.000 portugueses em seitas”, escreveu o autor de “Seitas: Mito e Realidades”, com publicação em português, garantindo que a realidade portuguesa é superior.

O escritor apresenta dois exemplos da presença e das atividades das seitas em Portugal, a chegada e a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus a partir da década de 1980 e, mais recentemente, o caso da morte e enterro de um bebé na comuna do Reino do Pineal, em Oliveira do Hospital.

“Mas a realidade é que há mais. De acordo com as estatísticas fornecidas pelos próprios grupos religiosos, existem 51.334 Testemunhas de Jeová, 46.849 Mórmons e 11.054 Adventistas do Sétimo Dia“, afirma Santamaria del Rio, citado hoje em comunicado pela Rede Iberoamericana de Estudo das Seitas, formada por católicos.

O investigador diz que se a estes números se juntarem os dos membros da Igreja Universal do Reino de Deus e da Igreja Maná (dois movimentos lusófonos com 134 e 108 locais de culto em todo o país, respetivamente), bem como muitos outros “grupos orientais, esotéricos, New Age, etc”, pode afirmar “com segurança” que mais de dois por cento dos portugueses “pertencem a uma seita”.

O livro foi lançado através da plataforma Amazon em versão eletrónica e em papel.

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.