Atendimento por videochamada da linha SNS já ajudou mais de 4300 surdos

Atendimento por videochamada da linha SNS já ajudou mais de 4300 surdos
| País
Porto Canal

A plataforma de atendimento por videochamada da linha SNS 24 já ajudou mais de 4300 surdos, segundo os dados fornecidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Jornal de Notícias.

O serviço foi criado há três anos para simplificar o acesso do cidadão surdo ao serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento para os cuidados de saúde. Quando os utentes telefonam têm do outro lado da linha um intérprete de língua gestual que estabelece a comunicação entre o utente e o enfermeiro.

De acordo com os dados divulgados ao JN, a procura tem vindo a aumentar cada vez mais e 2022 foi o ano com mais atendimentos. Atualmente, este serviço conta com seis intérpretes de língua gestual.

O atendimento por videochamada está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Para o fazer basta aceder ao site do SNS 24 ou aceder à aplicação móvel e fazer a ligação por videochamada.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.