Dívida das famílias, empresas e Estado recua em julho

Dívida das famílias, empresas e Estado recua em julho
| País
Porto Canal/Agências

O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) diminuiu 400 milhões de euros em julho face a junho deste ano, somando 806.600 milhões de euros, informou esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Deste total, 440.600 milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 365.900 milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).

Em julho, o endividamento do setor privado reduziu-se 1.400 milhões de euros, com o endividamento das empresas privadas a diminuir 1.300 milhões de euros, essencialmente perante o exterior (900 milhões de euros) e junto do setor financeiro (400 milhões de euros), sob a forma de empréstimos de curto e de longo prazo.

Já o endividamento dos particulares decresceu 100 milhões de euros, principalmente junto do setor financeiro.

Quanto ao endividamento do setor público, aumentou em 1.000 milhões de euros.

Segundo o BdP, “este acréscimo verificou-se, sobretudo, perante o exterior (900 milhões de euros), essencialmente devido à emissão de títulos de dívida de curto prazo”.

Em termos homólogos, face a julho de 2022, o endividamento das empresas privadas e o endividamento dos particulares cresceram 0,4% comparativamente com o mesmo mês de 2022.

“Não obstante, este aumento foi inferior, em ambos os setores, ao registado em junho de 2023, em 0,3 e 0,5 pontos percentuais, respetivamente”, nota o banco central.

O BdP atualiza em 23 de outubro as estatísticas relativas ao endividamento do setor financeiro.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira é composta pelos números 6 - 15 - 22 - 26 - 33 - 37 e pelo Número de Sonho 1.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.