Governo prepara-se para aprovar redução temporária de até 30% nos juros do crédito à habitação

Governo prepara-se para aprovar redução temporária de até 30% nos juros do crédito à habitação
| País
Porto Canal

Governo vai aprovar um mecanismo de redução de 30% na taxa de juro no crédito à habitação, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

A medida que pretende mitigar o impacto da subida das taxas de juro decretadas pelo Banco Central Europeu (BCE) vai vigorar durante dois anos, sendo que esse valor será pago durante o restante período do empréstimo, avança o Público.

Para aderir ao mecanismo, as famílias devem pedir autorização aos bancos até ao final do primeiro trimestre de 2024. As instituições bancárias têm até 15 dias para responder.

A habitação vai ser o tema central do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

No passado dia 14, a ministra da Presidência já havia anunciado que seriam aprovadas “novas respostas” de apoio às famílias, no que diz respeito ao setor da habitação.

+ notícias: País

Segundo prémio do Euromilhões a caminho de Portugal

Um apostador português foi o feliz contemplado da noite esta terça-feira ao conseguir trazer para Portugal o segundo prémio do Euromilhões.

Miguel Guimarães: “Não é este acordo que vai resolver os problemas do SNS”

Miguel Guimarães acredita que o acordo alcançado com os médicos não salvaguarda o serviço de urgência nos hospitais.

Caso das Gémeas: Ofício de Marcelo chegou ao MNE, mas Carneiro não responde e remete para sucessora

O atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, não esclarece se já tinha conhecimento do caso das gémeas luso-brasileiras, antes de o mesmo se tornar público, mesmo que a nacionalidade das meninas tenha sido obtida enquanto Carneiro ocupava o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Berta Nunes, sua sucessora, confirma a receção da carta enviada pela Casa Civil, mas diz que o assunto foi encaminhado para a Direção-Geral dos Assuntos Consulares das Comunidades Portuguesas (DGACCP).