Governo prepara-se para aprovar redução temporária de até 30% nos juros do crédito à habitação

Governo prepara-se para aprovar redução temporária de até 30% nos juros do crédito à habitação
| País
Porto Canal

Governo vai aprovar um mecanismo de redução de 30% na taxa de juro no crédito à habitação, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

A medida que pretende mitigar o impacto da subida das taxas de juro decretadas pelo Banco Central Europeu (BCE) vai vigorar durante dois anos, sendo que esse valor será pago durante o restante período do empréstimo, avança o Público.

Para aderir ao mecanismo, as famílias devem pedir autorização aos bancos até ao final do primeiro trimestre de 2024. As instituições bancárias têm até 15 dias para responder.

A habitação vai ser o tema central do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

No passado dia 14, a ministra da Presidência já havia anunciado que seriam aprovadas “novas respostas” de apoio às famílias, no que diz respeito ao setor da habitação.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.