Município do Porto assinala seis anos do Porto Tradição 

| Porto
Porto Canal

Seis anos depois são já 106 os estabelecimentos e 4 as entidades reconhecidas pelo porto de tradição.

O programa criado em 2016 tem como principal objetivo salvaguardar o comércio local e tradicional e reconhecer as entidades de interesse histórico, cultural ou social local como marcas identitárias da cidade.

Entre 2019 e 2022, o montante do apoio municipal já superou os 1.2 milhões de euros.

As lojas e entidades reconhecidas pelo porto de tradição beneficiam de isenção de taxas de publicidade e de ocupação do domínio público, têm isenção de imi e isenção ou redução fiscal, acesso a formação e consultoria, a conceção de roteiros temáticos ou apoio em obras de requalificação
apesar do programa não ter impedido o encerramento de alguns espaços históricos, o porto de tradição já impediu inúmeros despejos e continua a manter viva a tradição da cidade.

O programa camarário de proteção de comércio histórico vai agora rever o regulamento. Os quatro anos de aplicação permitiram perceber a necessidade de reajustar o programa às especificidades dos negócios.

Por exemplo, na avaliação das candidaturas, a ligação à geografia onde se inserem ou a relevância do serviço prestado nessa mesma área será mais importante, ao contrário da penalização para quem não tem um património físico muito significativo, que vai diminuir.

O procedimento para iniciar a alteração do regulamento vai ser votado já na próxima reunião do executivo camarário.  

+ notícias: Porto

Notícia Porto Canal. “Novos” autocarros da UNIR chegam em segunda mão e estavam em uso em Lisboa

Cerca de 40 autocarros que irão entrar ao serviço já na próxima sexta-feira sob nova marca de transportes metropolitanos do Porto UNIR chegaram em segunda-mão, apurou o Porto Canal. Em causa estão veículos da operadora Nex Continental, pertencente ao grupo Alsa, que estiveram até há pouco tempo ao serviço da Carris Metropolitana de Lisboa. Segundo o diretor-geral do grupo Alsa Juan Gomez Piña, os autocarros serviram a Carris Metropolitana “por um curto período de tempo” e “garantem total segurança, conforto e operacionalidade, dando resposta às necessidades” dos passageiros.”

Câmara do Porto admite constrangimentos no terminal das Camélias com arranque da UNIR

Um responsável da Câmara do Porto admitiu à Lusa que podem existir "alguns constrangimentos" com o arranque da nova rede de autocarros UNIR no terminal das Camélias, estando ainda a aguardar as matrículas dos operadores.

Criada petição contra despedimentos no JN

Foi criada uma petição ‘online’ contra o “despedimento de cerca de 150 pessoas, das quais 40 na redação do “Jornal de Notícias” - que entre a sede no Porto e a delegação de Lisboa tem cerca de 90 profissionais”, pode ler-se no texto disponível.