Basquetebolista português Neemias Queta assina contrato com Boston Celtics

Basquetebolista português Neemias Queta assina contrato com Boston Celtics
| Desporto
Porto Canal/Agências

Neemias Queta foi esta terça-feira oficializado nos Boston Celtics, com a equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) a revelar que o poste internacional português assinou um contrato de duas vias, sem adiantar outros detalhes.

“Os Boston Celtics anunciaram hoje que a equipa assinou um contrato de duas vias com Neemias Queta. Por política da equipa, os termos do acordo não foram revelados”, lê-se no sítio oficial da Internet da franquia de Boston.

O poste internacional português, que foi dispensado pelos Sacramento Kings em 13 de setembro, depois de duas temporadas, poderá alinhar quer nos Boston Celtics quer na equipa secundária, os Maine Celtics.

Neemias Queta tinha um contrato de duas vias nas duas épocas anteriores, de modo a permitir a utilização nos jogos dos Sacramento Kings na NBA, bem como nas partidas da equipa secundária, os Stockton Kings, na Liga de desenvolvimento (G-League).

Em agosto deste ano, o poste celebrou um “contrato padrão” com os Kings, mas acabou por ser dispensado, tornando-se num agente livre (free agent), o que lhe permitia assinar por qualquer outra equipa para prosseguir a carreira, como agora aconteceu.

O poste, de 24 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento. O poste foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 encontros na época passada, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.

Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones.

+ notícias: Desporto

“O amor ao FC Porto vai comigo para a cova”

91 anos de idade, 84 de sócio. Luís Bacelar, sócio número 4 do FC Porto, é um portista desde o berço, até porque “lá em casa não havia direito a ser outra coisa que não azul e branco”. Em setembro, foi um dos primeiros presentados por André Villas-Boas, que “gostava de rever”, com o novo cartão de sócio na cerimónia de apresentação do documento de identificação.

FC Porto: Samu entre os finalistas do Golden Boy

Samu está entre os 25 finalistas da corrida a Golden Boy, o prémio entregue pelo jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa na última temporada.

FC Porto: Nova tranche de bilhetes para o Sintrense

Esgotada a primeira remessa de bilhetes destinados aos adeptos do FC Porto, o clube solicitou ao Sintrense uma nova tranche de ingressos para a estreia na Taça de Portugal que terá lugar às 17h00 de domingo no Estádio José Gomes, casa emprestada pelo Estrela da Amadora.