O que pensam os estudantes sobre a praxe académica no Porto?

O que pensam os estudantes sobre a praxe académica no Porto?
| Porto
Porto Canal

As questões em torno da praxe académica em Portugal já não são de agora. As opiniões dividem-se: uns amam a praxe, outros odeiam-na. Mas mesmo depois de todas as polémicas em torno desta prática, a tradição mantém-se e são vários os grupos espalhados pela cidade do Porto com caloiros de olhos no chão e doutores vestidos de preto.

Matilde Ribeiro, estudante de Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, afirma ao Porto Canal que nunca experimentou a praxe. “Vi ao longe e não gostei nada do que vi”, revela a estudante. Mariana Simões também tem a mesma opinião. “Vi um bocado da praxe e achei que não era para mim. Acho que a ideia de ter uma pessoa a mandar em mim é um bocado tratar mal, mas percebo que hajam pessoas que estão à vontade com isso”, afirma a estudante da FEP.

Mas nem todos são contra a praxe. Mafalda Martins, estudante de primeiro ano do curso de Biologia na Faculdade de Ciências, revela que ainda só foi a uma praxe, mas está a adorar. “Acho que é uma forma muito boa e fácil de conhecer muita gente, de fazer amigos e de simplesmente se divertir porque as pessoas respeitam-nos”, afirma a jovem ao Porto Canal.

Filipa Fernandes estuda Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras e para a estudante a praxe é uma prática positiva. “Acho que é uma boa maneira para integrar, no entanto eu não acho que os caloiros quando chegam tenham necessariamente de ir para a praxe. Eles devem experimentar e perceber se gostam ou não”.

De relembrar que há cerca de um ano, tal como o Porto Canal noticiou, António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, proibiu atividades que atentem contra a dignidade, liberdade e direitos dos estudantes, ou que façam a diferenciação entre estudantes aderentes ou não aderentes à praxe.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).