Deputada do movimento de Rui Moreira critica petição para retirar estátua de Camilo Castelo Branco

Deputada do movimento de Rui Moreira critica petição para retirar estátua de Camilo Castelo Branco
| Porto
Porto Canal

A deputada municipal eleita pelo movimento independente de Rui Moreira critica a petição que pedia ao presidente da Câmara a remoção da estátua de Camilo Castelo Branco do Largo Amor de Predição. Para Isabel Ponce de Leão, "perdeu a democracia, o bom senso e o Porto”.

Na reunião da Assembleia Municipal desta segunda-feira, a deputada revelou ter sido convidada a assinar a carta enderaçada ao autarca por mais 37 signatários, mas que não aceitou. 

A professora diz que a petição "deturpa fatos" e que a "escultura homenageia a obra Amor de Predição, cujas heroínas são Teresa e Mariana e que nada têm a ver com Ana Plácido". 

“Quanto à ofensa ao pudor e à dignidade, o argumento é de má fé e configura ignorância”, explica a deputada municipal. 

Isabel Ponce de Leão esteve envolvida no movimento para as comemorações dos 150 anos da obra "Amor de Predição, há 11 anos. 

Na semana passada, Rui Moreira, já admitiu que, apesar de partilhar a opinião dos signatários da petição, não vai remover a estátua por esta ter sido uma doação, que prevê a instalação da obra especificamente no Largo Amor de Predição. 

+ notícias: Porto

Associação da Movida do Porto alerta para insegurança e defende mais policiamento

O presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto assumiu esta quinta-feira haver um “problema de insegurança” na movida relacionado com o tráfico de droga, desacatos e consumo de álcool nas ruas, defendendo um reforço do policiamento.

Unidade de consumo móvel do Porto arranca em dezembro na zona oriental

A unidade de consumo vigiado móvel do Porto deverá arrancar no início de dezembro na zona oriental da cidade, abrangendo as freguesias do Bonfim, Paranhos e Campanhã, foi esta sexta-feira revelado.

Equacionadas "quatro ou cinco localizações" para empresa Transportes Metropolitanos do Porto que é constituída em janeiro

A nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que irá gerir a rede Unir, será formalmente constituída no início de janeiro, disse esta sexta-feira aos jornalistas o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues.