Deputada do movimento de Rui Moreira critica petição para retirar estátua de Camilo Castelo Branco

Deputada do movimento de Rui Moreira critica petição para retirar estátua de Camilo Castelo Branco
| Porto
Porto Canal

A deputada municipal eleita pelo movimento independente de Rui Moreira critica a petição que pedia ao presidente da Câmara a remoção da estátua de Camilo Castelo Branco do Largo Amor de Predição. Para Isabel Ponce de Leão, "perdeu a democracia, o bom senso e o Porto”.

Na reunião da Assembleia Municipal desta segunda-feira, a deputada revelou ter sido convidada a assinar a carta enderaçada ao autarca por mais 37 signatários, mas que não aceitou. 

A professora diz que a petição "deturpa fatos" e que a "escultura homenageia a obra Amor de Predição, cujas heroínas são Teresa e Mariana e que nada têm a ver com Ana Plácido". 

“Quanto à ofensa ao pudor e à dignidade, o argumento é de má fé e configura ignorância”, explica a deputada municipal. 

Isabel Ponce de Leão esteve envolvida no movimento para as comemorações dos 150 anos da obra "Amor de Predição, há 11 anos. 

Na semana passada, Rui Moreira, já admitiu que, apesar de partilhar a opinião dos signatários da petição, não vai remover a estátua por esta ter sido uma doação, que prevê a instalação da obra especificamente no Largo Amor de Predição. 

+ notícias: Porto

Porto eleito Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana

A cidade do Porto foi distinguida como o Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana nos World Travel Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na sexta-feira em Batumi, na Geórgia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.