Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas

Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas
Foto: CM Paredes
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Paredes disse esta segunda-feira que a estação provisória de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, está a funcionar “acima das expectativas”, com impacto positivo no rio Ferreira.

“Neste momento, há uma ETAR provisória que já está a fazer o seu trabalho. A ETAR provisória está a funcionar. Se ela não estivesse a trabalhar, a visita que fizemos hoje era impossível", afirmou Alexandre Almeida, citado num comunicado da autarquia.

O autarca de Paredes esteve, esta segunda-feira, em Lordelo, a jusante da ETAR, a realizar uma visita técnica aos trabalhos de reabilitação do rio Ferreira, acompanhado do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.

"O que estamos aqui a fazer vai melhorar, sem dúvida, o aspeto do rio Ferreira e a qualidade da água do rio. Mas, nada disso resulta se a ETAR de Arreigada não estiver em funcionamento”, acrescentou.

Alexandre Almeida indicou que a obra de reabilitação e valorização do rio Ferreira decorre ao longo de oito quilómetros, desde Arreigada até Sobrado, no concelho de Valongo.

Referiu, ainda, que os trabalhos vão permitir criar "alguns corredores ecológicos bem definidos, naturais”.

A reabilitação das margens deverá estar terminada até ao final do ano, estimou.

José Pimenta Machado, da APA, destacou, por seu turno, que a empreitada prevê a plantação de 21 mil árvores.

O projeto contempla também "a remoção de silvados, infestantes e um emissário", com um orçamento de cerca de 939 mil euros.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.