Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas

Paredes diz que ETAR provisória de Arreigada funciona acima das expectativas
Foto: CM Paredes
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Paredes disse esta segunda-feira que a estação provisória de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, está a funcionar “acima das expectativas”, com impacto positivo no rio Ferreira.

“Neste momento, há uma ETAR provisória que já está a fazer o seu trabalho. A ETAR provisória está a funcionar. Se ela não estivesse a trabalhar, a visita que fizemos hoje era impossível", afirmou Alexandre Almeida, citado num comunicado da autarquia.

O autarca de Paredes esteve, esta segunda-feira, em Lordelo, a jusante da ETAR, a realizar uma visita técnica aos trabalhos de reabilitação do rio Ferreira, acompanhado do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.

"O que estamos aqui a fazer vai melhorar, sem dúvida, o aspeto do rio Ferreira e a qualidade da água do rio. Mas, nada disso resulta se a ETAR de Arreigada não estiver em funcionamento”, acrescentou.

Alexandre Almeida indicou que a obra de reabilitação e valorização do rio Ferreira decorre ao longo de oito quilómetros, desde Arreigada até Sobrado, no concelho de Valongo.

Referiu, ainda, que os trabalhos vão permitir criar "alguns corredores ecológicos bem definidos, naturais”.

A reabilitação das margens deverá estar terminada até ao final do ano, estimou.

José Pimenta Machado, da APA, destacou, por seu turno, que a empreitada prevê a plantação de 21 mil árvores.

O projeto contempla também "a remoção de silvados, infestantes e um emissário", com um orçamento de cerca de 939 mil euros.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.