Mais de oito mil estudantes colocados na 2ª fase do acesso ao ensino superior

| País
Porto Canal

A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) resultou na colocação de 8.190 estudantes, 76% dos quais nas três primeiras opções.

De acordo com os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior, apresentaram a candidatura 20.574 estudantes, um número próximo do registado na segunda fase do concurso no ano passado.

Depois de colocados 49.438 alunos na primeira fase, as universidades e institutos politécnicos tinham agora 9.952 vagas, a maioria resultantes das vagas sobrantes (5.212) e outras 4.740 das vagas libertadas por alunos que, apesar de terem sido colocados, não se matricularam.

A maioria dos lugares disponíveis verificava-se em institutos politécnicos, com cerca de 6.600 vagas, enquanto as universidades disponibilizaram cerca de 3.300 vagas.

A maioria dos cursos com médias de entrada mais elevadas voltaramm a abrir vagas nesta 2.ª fase, mas em muitos casos existia apenas um ou dois lugares.

+ notícias: País

Portugal está entre os poucos países que não são cúmplices de Israel

A relatora da ONU para a situação dos direitos humanos nos territórios palestinianos ocupados deplorou esta segunda-feira a “inação”, ou mesmo “apoio”, da comunidade internacional face à “campanha de genocídio” de Israel, apontando Portugal como uma das poucas exceções.

DGS emite recomendações sobre o que fazer em caso de exposição ao fumo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez esta segunda-feira recomendações sobre o que fazer em situação de inalação de fumos dos incêndios como retirar a pessoa do local e observar se apresenta queimaduras faciais e sinais de dificuldade respiratória.

Eis a chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira.