Mais de oito mil estudantes colocados na 2ª fase do acesso ao ensino superior

| País
Porto Canal

A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) resultou na colocação de 8.190 estudantes, 76% dos quais nas três primeiras opções.

De acordo com os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior, apresentaram a candidatura 20.574 estudantes, um número próximo do registado na segunda fase do concurso no ano passado.

Depois de colocados 49.438 alunos na primeira fase, as universidades e institutos politécnicos tinham agora 9.952 vagas, a maioria resultantes das vagas sobrantes (5.212) e outras 4.740 das vagas libertadas por alunos que, apesar de terem sido colocados, não se matricularam.

A maioria dos lugares disponíveis verificava-se em institutos politécnicos, com cerca de 6.600 vagas, enquanto as universidades disponibilizaram cerca de 3.300 vagas.

A maioria dos cursos com médias de entrada mais elevadas voltaramm a abrir vagas nesta 2.ª fase, mas em muitos casos existia apenas um ou dois lugares.

+ notícias: País

Luísa Salgueiro afirma que descentralização tem enorme significado "na vida das pessoas"

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou que a descentralização não é um processo fechado mas em curso, que visa garantir servir melhor as pessoas.

António Costa assume que descentralização “nunca estará acabada”

O primeiro-ministro assumiu que o processo da descentralização tem sido uma “longa caminhada” e uma negociação “muito difícil, exigente e transparente” entre Governo e municípios que “nunca estará acabada”.

Papa diz a Américo Aguiar para ter Setúbal no coração

O bispo Américo Aguiar afirmou este sábado que o Papa lhe disse para ter “Setúbal no seu coração”, quando foi investido cardeal por Francisco, no consistório na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.