Rui Moreira irredutível: Estátua de Camilo vai mesmo ser retirada 

Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Se pudesse haver dúvidas, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, esclareceu-as: a estátua de Camilo vai mesmo ser retirada do Largo Amor de Perdição, na baixa do Porto.

“Aquilo que me chegou foi uma carta assinada por pessoas que não são pessoas quaisquer. Claro que todos nós temos a nossa opinião, eu também tenho a minha. Eu valorizei aquilo por causa das pessoas que escreveram aquela carta”, esclareceu o autarca quando questionado se teria em consideração uma petição com mais de 2300 assinaturas a pedir que a estátua não seja retirada, contra a carta assinada por 37 cidadãos a pedir que se retire.

Rui Moreira referiu nomes como os de Bernardo Pinto Almeida e Miguel Von Hafe Pérez – “os dois maiores críticos da arte da cidade do Porto” – para justificar a sua decisão, referindo que percebem “muito mais” sobre esta matéria.

“Essas pessoas refletem um sentimento relativamente àquela estátua que por acaso corresponde ao meu. Não é por nenhum puritanismo, não é por ser pornográfico ou isto ou aquilo. Não é nada disso. Se me perguntar, eu acho que aquilo é feio e de mau gosto”, declarou.

O autarca ressalvou, contudo, que a estátua não será demolida ou derretida: “ela sairá dali, e amanhã poderá vir outro presidente da câmara que a volte a pôr ali”.

+ notícias: Porto

Associação da Movida do Porto alerta para insegurança e defende mais policiamento

O presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto assumiu esta quinta-feira haver um “problema de insegurança” na movida relacionado com o tráfico de droga, desacatos e consumo de álcool nas ruas, defendendo um reforço do policiamento.

Unidade de consumo móvel do Porto arranca em dezembro na zona oriental

A unidade de consumo vigiado móvel do Porto deverá arrancar no início de dezembro na zona oriental da cidade, abrangendo as freguesias do Bonfim, Paranhos e Campanhã, foi esta sexta-feira revelado.

Equacionadas "quatro ou cinco localizações" para empresa Transportes Metropolitanos do Porto que é constituída em janeiro

A nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que irá gerir a rede Unir, será formalmente constituída no início de janeiro, disse esta sexta-feira aos jornalistas o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues.