Autor da estátua de Camilo no Porto “perplexo” com atitude da autarquia para a remoção da obra

Autor da estátua de Camilo no Porto “perplexo” com atitude da autarquia para a remoção da obra
| Porto
Porto Canal

Depois da petição para a retirada da estátua, o autor da escultura de Camilo, Francisco Simões, mostra-se “perplexo” com o abaixo-assinado e diz não entender a atitude da Câmara Municipal do Porto.

De recordar que esta quinta-feira, o jornal Público noticiou que 37 signatários, entre os quais artistas, curadores, advogados e políticos, pediram ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a remoção da estátua da autoria de Francisco Simões do Largo junto à antiga cadeia, por esta invocar questões de gosto e moral para repudiar a escultura de Francisco Simões.

De seguida, Rui Moreira encaminhou a petição para o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e o autor disse, em declarações à RTP, “não entender o senhor presidente da Câmara, que trata a estátua como trata o futebol”.

O autor critica ainda a falta de sensibilidade pelo facto de ninguém da Câmara Municipal do Porto o ter contactado perante a situação. “Ninguém me contactou. O senhor presidente devia ter tido essa sensibilidade”, disse o autor.

Francisco Simões acrescentou ainda em declarações à RTP, que se a retirada da obra for para a frente, a mesma deve ser devolvida ao autor e não encaminhada para as reservas municipais, como Rui Moreira tinha mencionado.

A obra foi inaugurada há 11 anos representa o autor de Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, a mulher com quem viveu entre 1861, ano em que saiu da cadeia, e 1890, ano em que se suicidou.

 

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto também vai abater mais 20 palmeiras irrecuperáveis no Passeio Alegre

A Câmara do Porto também está a proceder ao abate de 20 palmeiras "sem hipótese de recuperação" no Jardim do Passeio Alegre, na Foz, em adição às sete essta quinta-feira noticiadas pela Lusa na Avenida D. Carlos I, disse fonte oficial do município.

FEUP vai analisar polémica de grupo que partilhava fotos de alunas sem consentimento

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a analisar de “forma rigorosa” a alegada divulgação num grupo de WhatsApp de fotografias e vídeos de alunas, gravados sem o seu consentimento, segundo uma informação divulgada esta sexta-feira aos estudantes.

Governo propõe seis pórticos à entrada da VCI no Porto para inibir pesados

O Governo propôs como solução para mitigar o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, a colocação de seis pórticos à sua entrada para inibir a circulação de pesados, segundo publicação na rede social Instagram entretanto apagada.