Estátua do Camilo no Porto deve ser removida após petição que invoca questões de gosto e moral

Estátua do Camilo no Porto deve ser removida após petição que invoca questões de gosto e moral
Twitter
| Porto
Porto Canal

A obra inaugurada há 11 anos representa o autor de Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, a mulher com quem viveu entre 1861, ano em que saiu da cadeia, e 1890, ano em que se suicidou.

Agora, o jornal Público noticia que 37 signatários, entre os quais artistas, curadores, advogados e políticos, pediram ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a remoção da estátua da autoria de Francisco Simões do Largo junto à antiga cadeia, edifício que agora é sede do Centro Português de Fotografia.

O texto da petição a que o jornal Público teve acesso não faz menção a data nem autor. Contudo, é claro que quem criou a petição invoca questões de gosto e moral para repudiar a escultura de Francisco Simões.

Citado pelo Público, os signatários referem-se à obra como “despejada” junto à antiga Cadeia da Relação que provoca um “desgosto estético”.

“O grande amor de Camilo foi Ana Plácido, cuja memória não merece o ultraje de se pôr o génio do Amor de Perdição e das Novelas do Minho abraçado a um exemplar mais ou menos pornográfico”, pode ler-se no texto da citação citado pelo Público.

O texto termina um pedido a Rui Moreira para se seja feito o “favor higiénico de mandar desentulhar aquele belo largo de tão lamentável peça e despejá-la onde não possa agredir a memória de Camilo”.

Entretanto, Rui Moreira encaminhou o pedido, esta terça-feira, para o vereador do urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, deixando ainda uma nota: “Não tendo havido qualquer deliberação municipal para erigir tão deselegante obra, e concordando com o que tão ilustres cidadãos nos suscitam, solicito que se proceda à remoção daquele objeto, que deverá ficar nas reservas municipais”, acrescenta o jornal Público.

De recordar que a estátua de Camilo Castelo Branco junto à Cadeia da Relação foi inaugurada por Rui Rio em 2012.

+ notícias: Porto

Filipe Araújo dispara contra deputado do PSD em momento de tensão na assembleia municipal: “Reles” e “sem categoria”

A Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira foi palco de um intenso momento de tensão entre o vice-presidente do município, Filipe Araújo, e o deputado do PSD Rodrigo Passos. O momento decorreu após a intervenção do deputado que questionou a utilização da associação Porto Digital para fins de pré-campanha eleitoral, bem como o uso indevido de fundos municipais. O deputado do PSD deixou em cima da mesa o pedido de uma auditoria aos contratos recentemente celebrados pela associação.

Homem que matou mãe com 19 facadas condenado a 25 anos de prisão

O Tribunal de São João Novo condenou, esta terça-feira, a 25 anos de prisão o homem acusado de matar a mãe com 19 facadas, no Porto, em janeiro de 2024, considerando que o arguido cometeu o crime “simplesmente porque quis”.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.