Quem é a “Cidália Porca”? Fenómeno espalhado pelas ruas do Porto gera curiosidade nas redes sociais
Porto Canal
Nos últimos meses o nome “Cidália Porca” tem sido pintado em várias ruas da cidade do Porto. Desde o Marquês até às Antas, são vários os grafittis com a mesma cor e caligrafia que estão a gerar uma onda de curiosidade nas redes sociais.
Na X, antigo Twitter, é possível ler tweets como “reparei ontem que as palavras Cidália Porca estão espalhadas pelas paredes da cidade do Porto. Sabem o que se passa? Sabem quem pode saber?” e são vários os comentários onde transparece a curiosidade dos utilizadores. “Reparei no mesmo, no sítio onde fui jantar apanhei uma dessas frases pintada numa parede perto”, escreve Ana.
E as discussões levam os utilizadores à derradeira questão: será isto arte? Desde as pinturas da Pré-História, passando por uma frase pintada à mão numa casa em Pompeia há três mil anos - "Lucios pinxit" ("Lucios pintou isto"), uma inscrição viking numa pedra da Basílica de Constantinopla - "Alvedan escreveu estas runas", até às assinaturas ou tags que ocupam as paredes das cidades hoje em dia, os grafittis não são de agora.
E este e outros grafittis são visíveis um pouco por toda a cidade do Porto. O desafio será encontrar uma rua ou parede sem um único rabisco. Muitos acham que é arte, outros tantos preferem chamar-lhe vandalismo.
Até ao momento o autor desta expressão que está espalhada pelas ruas do Porto é desconhecido e, ao que tudo indica, a Cidália, “visada” no referido grafitti, também.
Ver esta publicação no Instagram