Padre Gama acusado de violação pelo Ministério Público de Vila Real

| Norte
Porto Canal

O Padre Gama está acusado pelo Ministério Público de Vila Real de quatro crimes, entre os quais o de violação agravada e de coação sexual.

O Padre exorcista chegou a estar preso, mas foi libertado em abril do ano passado. 

Esta é  a segunda vez que o Padre Gama é oficialmente acusado pelo Ministério Público português, sempre pelos mesmo crime, desta vez são duas vítimas, ambas mulheres, que procuraram Humberto Gama – expulso pela igreja católica há 50 anos anos - para realizar exorcismos.

Um dos casos aonteceu em dezembro de 2021 e afirma o MP, a mulher, de 47 anos, foi alegadamente violada pelo padre exorcista de 85 anos, aliás foi esta queixa que valeu a Humberto Gama ser ouvido em primeiro interrogatório por um juiz que lhe decretou a prisão preventiva, que durou cerca de quatro meses. 

O MP afirma que incapatitou a vitima de reagir para poder viola-la.

Outra mulher também foi ouvida no processo e que foi “constrangida a suportar contactos forçados no seu corpo” por parte do Padre Gama que se mantém a dar consultas, não sé em Murça, mas sobretudo na casa que tem perto do Santuário de Fátima e que transformou em consultório, onde está por esta altura a residir.

O Padre Gama está acusado dos crimes de burla qualificada, usurpação de funções (na forma continuada), violação agravada e coação sexual.

O Ministério Público requereu ainda a declaração de perda a favor do Estado da quantia de 660 euros relativamente à vantagem patrimonial obtida pelo arguido- valor combrado nas consultas.

+ notícias: Norte

APDL pede a empresas que levantem contentores autorizados a sair do Porto de Leixões

A Administração do Porto de Leixões, em Matosinhos, apelou às empresas que levantem os contentores que já tem autorização de saída, depois de os constrangimentos causados pelo novo sistema aduaneiro terem levado à lotação daquela infraestrutura.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.