Câmara do Porto pretende reajustar acordo com Governo para concluir obras na Escola Alexandre Herculano

Câmara do Porto pretende reajustar acordo com Governo para concluir obras na Escola Alexandre Herculano
Foto: André Arantes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal \ Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira um reajustamento ao acordo de colaboração celebrado com o Ministério da Educação para assegurar a construção de um campo de jogos exterior e dos arranjos da Escola Secundária Alexandre Herculano.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o vereador com o pelouro da Educação, Fernando Paulo, esclarece que é necessário "um novo reajustamento ao Acordo de Colaboração" celebrado entre a autarquia e o Ministério da Educação para a requalificação e modernização daquela escola.

Com este reajustamento, o município fica encarregue de construir os espaços desportivos exteriores, no qual se incluiu um campo de jogos exterior coberto, e os arranjos exteriores dentro do perímetro escolar.

Fernando Paulo prevê que a execução, tanto dos espaços desportivos como dos arranjos, ocorra nos próximos dois anos e represente um encargo total de 2,14 milhões de euros (1,5 milhões de euros em 2024 e 640 mil em 2025).

De acordo com a segunda adenda ao Acordo de Colaboração, anexa à proposta, o custo da empreitada de reabilitação e modernização da Escola Secundária Alexandre Herculano estima-se em 14,1 milhões de euros.

Dos 14,1 milhões de euros, o Ministério da Educação paga ao município do Porto quatro milhões de euros e a autarquia suporta 4,5 milhões de euros. O restante, no valor de 5,5 milhões de euros, é suportado por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa Norte 2020.

Estes custos não incluem a empreitada de construção do campo de jogos, nem dos arranjos exteriores "cujo financiamento compete ao município do Porto (...) estimando-se o mesmo em 1.800.000 euros".

A Escola Secundária Alexandre Herculano reabre este ano letivo para cerca de 1.000 alunos, depois de mais de três anos de obras de requalificação e modernização.

O município do Porto e o Ministério da Educação celebraram, em março de 2018, um acordo para a requalificação e modernização daquela escola, cujo custo se estimava em sete milhões de euros.

O concurso público entretanto lançado ficou deserto, com a maioria dos interessados a "declarar que o preço era insuficiente para a execução dos trabalhos".

Em janeiro de 2019, o município voltou a reunir-se com o Governo, tendo ficado acordado um “reforço orçamental”, passando o custo da empreitada de sete para 9,8 milhões de euros.

A empreitada foi adjudicada em junho de 2019 por 9,2 milhões de euros.

Em maio de 2021, o município voltou a reunir-se com o Ministério da Educação para acordar um "novo reforço orçamental" e dar continuidade aos trabalhos.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).