"Bairros Comerciais Digitais". 25 mil lojas abrangidas representam investimento de 77 milhões de euros
Porto Canal
Os “Bairros Comerciais Digitais” são projetos dedicados à valorização do comércio e serviços e pretendem modernizar o comércio de proximidade. A iniciativa será apresentada esta quarta-feira, no Palácio da Bolsa do Porto, sendo que o Norte, a par do centro do país, são as regiões que concentram o maior número de bairros aprovados.
Num comunicado, o Governo indicou que 95 candidaturas receberam luz verde, no âmbito deste programa, totalizando um investimento de 77,5 milhões de euros.
As verbas serão usadas não só para digitalizar os negócios, mas também para requalificar espaços. O projeto abrange cerca de 25 mil estabelecimentos comerciais distribuídos por cidades e vilas de todo o país, sendo que 32 se localizam na região Centro, 30 na região Norte, 17 no Alentejo e Algarve, dez na Área Metropolitana de Lisboa e seis nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Com a implementação desta resolução, o executivo pretende que os comerciantes passem a ter tecnologia digital que lhes permite otimizar a gestão do negócio, com recurso a plataformas online partilhadas.
Os "Bairros Digitais" arrancaram com uma dotação inicial de 52,5 milhões de euros inscritos no PRR, sendo que já foram alvo de um reforço de mais 25 milhões.
