Concluídas as obras de requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos na Trofa

Concluídas as obras de requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos na Trofa
Câmara Municipal da Trofa
| Norte
Porto Canal/Agências

As obras de requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos e promoção do estudo daquela estação arqueológica vão ser inauguradas a 16 de setembro, anunciou esta terça-feira em comunicado a Câmara da Trofa.

Monumento Nacional desde 1910, o Castro de Alvarelhos é uma estação arqueológica localizada no extremo do concelho da Trofa, na zona de convergência com os concelhos de Vila do Conde e da Maia, estando o seu núcleo principal no lugar de Aidos, descreve a autarquia.

A Câmara da Trofa iniciou, em 2020 o programa de “Promoção, Valorização e Beneficiação da Estação Arqueológica - Castro de Alvarelhos” que integrou a realização de sondagens prévias para diagnóstico da sensibilidade arqueológica do subsolo, plano de requalificação dos acessos e percurso do Castro de Alvarelhos, o Projeto Castro de Alvarelhos e o estudo científico do registo arqueológico (CAESAR) da comunidade que, em época pré-romana e romana, habitou o local, lê-se ainda.

Então comparticipado em 85% pelo Programa Norte 2020, representou um investimento de quase 438 mil euros, sendo que esta obra apresenta os novos achados e o aprofundamento do estudo da estação arqueológica, considerada uma das mais interessantes e mais ricas da Península Ibérica, destaca a autarquia.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.