Médicos manifestam-se esta terça-feira perante reunião da OMS no Porto

| Porto
Porto Canal \ Agências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai assinalar esta terça-feira as queixas do setor com uma iniciativa de protesto perante o Simpósio da Organização Mundial de Sáude, no Porto.

Entre as 8h e as 10h, os médicos prometem um “flashmob”, em defesa "da dignidade” da carreira médica e do futuro do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Visamos especialmente os ministros da Saúde estrangeiros presentes no evento, mas também o Governo português e o ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, para dar um grito de alerta para abandonarem a sua teimosia e que tenham a coragem de incorporar as propostas dos médicos no SNS, para que todos os cidadãos em Portugal possam ter acesso a um serviço de saúde público, universal, com qualidade e com futuro”, anunciou a federação em comunicado.

Os manifestantes dirigiram também uma carta à Organização Mundial da Saúde (OMS), para que, em próximas reflexões sobre “o futuro dos sistemas de saúde na era digital”, não esqueça, “como o fez desta feita”, o desafio digital no que aos sistemas públicos de saúde diz respeito.

A ação no Simpósio da OMS é a primeira etapa do “TOUR da FNAM”, que vai percorrer várias unidades de saúde em Portugal, com o objetivo de reforçar a mobilização dos médicos para entregarem declarações de indisponibilidade ao trabalho suplementar além das 150 horas obrigatórias por ano, e mapear a “situação dramática” que se vive nas várias unidades de saúde.

A volta pelo país terminará em Lisboa, no dia 14 de novembro, com uma manifestação nacional em frente ao Ministério da Saúde, a par de uma greve nacional de dois dias, marcada para 14 e 15 de novembro.

Também os farmacêuticos do SNS estão em luta por melhores salários e progressão na carreira, entre outras reivindicações, cumprindo hoje um dia greve nos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

+ notícias: Porto

Serralves quer desafiar limites com décima edição do ciclo "Museu como Performance"

A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.

Já aterrou o primeiro helicóptero no Hospital São João com idoso que sofreu AVC

Um homem de 94 anos, vindo de Bragança, foi o primeiro doente helitransportado para o heliporto do Hospital de São João, no Porto, que começou a operar este mês após aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Festival Internacional Marionetas do Porto afetado pela guerra no Médio Oriente

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) deveria arrancar esta sexta-feira com um espetáculo da companhia libanesa Collectif Kahraba “Géologie d’une fable”, mas devido à guerra no Médio Oriente o evento foi cancelado e a abertura do festival, esta sexta-feira, conta com a inauguração de uma exposição fotográfica.