São 191 mas deviam ser 275. Efetivo da Polícia Municipal do Porto é 30% inferior ao previsto

| Porto
Porto Canal/Agências

O efetivo da Polícia Municipal do Porto é 30% inferior ao previsto, contando atualmente com 191 agentes, mas necessitando de 275 operacionais, revelou esta segunda-feira o comandante António Leitão.

“Estamos 30% abaixo dos números legalmente estabelecidos. Temos um défice de 84 polícias”, afirmou o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão, durante o Conselho Municipal de Segurança.

Dos 191 operacionais que atualmente a Polícia Municipal dispõe, 173 são agentes e os restantes chefes ou oficiais. Segundo o comandante, desde 2018 verificou-se uma redução de 13% do efetivo policial por força da aposentação.

Já quanto aos recursos materiais, António Leitão destacou o investimento feito nos últimos anos pelo município. “O investimento foi muito claro, palpável e visível”, observou, notando que, em 2013, a Polícia Municipal contava com 24 viaturas e, neste momento, dispõe de 56 carros de patrulha.

O comandante adiantou ainda que este ano deverão ser ultrapassas as mais de 50 mil chamadas para o Centro de Gestão Integrada (CGI) registadas em 2022. “Entre 40 e 50% de todas as chamadas corresponderam ao envio de meios aos locais”, observou.

António Leitão adiantou também que, no último ano, foram bloqueadas 4.200 viaturas na cidade e que este ano as projeções rondam as seis mil viaturas. “Não são números que nos devem orgulhar. Gostaria de ver mais baixos”, adiantou.

+ notícias: Porto

Câmara de Gaia fez várias reuniões com consórcio antes de votar mudanças no TGV esta quinta-feira

A Câmara de Gaia fez "diversas reuniões" com o consórcio LusoLav antes de votar esta quinta-feira alterações à linha de alta velocidade no concelho e à ponte sobre o Douro, desconhecidas da Infraestruturas de Portugal (IP) e Câmara do Porto.

Zona da Arrábida em Gaia terá um viaduto ciclável e pedonal com ligação à futura estação de metro

A promotora Efimóveis vai construir uma passagem ciclopedonal sobre a autoestrada 1 (A1) na zona dos Jardins da Arrábida, em Gaia, infraestrutura que assegurará a ligação à futura estação de metro da Linha Rubi, foi esta quinta-feira anunciado.

Polícia Judiciária deteve mulher suspeita de tentar introduzir droga em prisão do Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma mulher de 22 anos por, alegadamente, tentar introduzir droga sintética no Estabelecimento Prisional do Porto que trazia escondida na roupa interior, adiantou esta quinta-feira esta força policial.