Quando o VAR falhou num Aves-Benfica de 2017

Quando o VAR falhou num Aves-Benfica de 2017
| Desporto
Porto Canal

A dificuldade de comunicação entre o árbitro Miguel Nogueira e o videoárbitro Rui Oliveira, no FC Porto-Arouca deste domingo, trouxe à memória dos adeptos um outro jogo em que o VAR também falhou, jogo esse entre o Desportivo das Aves e o Benfica. Apesar de se tratar de uma anomalia semelhante, em 2017 os telemóveis da equipa de arbitragem não foram utilizados para retificar o erro que viria a contribuir para a vitória do grupo treinado por Rui Vitória.

A 22 de outubro de 2017, um dia depois da partida que colocou frente a frente Aves e Benfica, o Conselho de Arbitragem revelou que, devido a anomalias técnicas, o videoárbitro deixou de funcionar logo após o minuto 66.

O caso foi bastante falado já que a reta final desse jogo contou com um lance muito contestado pelos adeptos, ao minuto 79, numa grande penalidade marcada a favor do Benfica. Ora essa falta foi antecedida por uma outra que o VAR não comunicou ao árbitro, seja pelo sistema de videoárbitro (que assumidamente se encontrava inoperacional), seja através do recurso a um telemóvel, como foi o caso do jogo deste domingo.

"No jogo entre Desportivo das Aves e SL Benfica verificou-se uma quebra de comunicações entre o vídeo-árbitro e a equipa de arbitragem. A quebra de comunicações com o equipamento do árbitro detetou-se aos 66 minutos e durou até ao final do jogo. A inexistência de comunicações impediu o diálogo entre VAR e equipa de arbitragem no terreno. A possibilidade de existirem anomalias técnicas está prevista no protocolo do IFAB e nos regulamentos da Liga", pode ler-se no comunicado da altura.

De realçar que o Benfica acabaria por converter a grande penalidade em causa, vencendo a partida.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.