“Árbitro não pode reverter uma decisão sem ver as imagens”. A explicação do antigo árbitro Carlos Duarte

“Árbitro não pode reverter uma decisão sem ver as imagens”. A explicação do antigo árbitro Carlos Duarte
| Desporto
Porto Canal

Perto dos 90 minutos do jogo entre FC Porto e Arouca, Miguel Nogueira marcou uma grande penalidade a favor do FC Porto por falta sobre Mehdi Taremi. Posteriormente, o árbitro da partida viria a ser chamado pelo VAR para ver as imagens do lance, ação se revelaria impossível. Miguel Nogueira acabaria por recorrer a um telemóvel para conseguir falar com o VAR Rui Oliveira, anulando a decisão mesmo sem ter conseguido ver as imagens em causa.

Em declarações ao Porto Canal, Carlos Duarte afirmou que “esta situação não está explícita no protocolo. No entanto penso que nunca aconteceu o árbitro reverter uma decisão por determinação do VAR, sem ver as imagens”.

O antigo árbitro realça que “o VAR não tem tal poder, e como tal o árbitro deveria ter mantido a decisão”.

Recorde-se que o clube dos ‘azuis e brancos’ pediu a anulação da partida por má conduta da equipa de arbitragem.

Esta medida tem como fundamento a atuação do árbitro no momento da reversão, na sequência de uma chamada telefónica e sem acesso às imagens do lance, do penálti assinalado pelo árbitro de campo por falta sobre Mehdi Taremi.

Para o FC Porto, a ação de Miguel Nogueira constitui uma violação das regras de jogo e um erro de direito com potencial impacto grave no desfecho do encontro.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sporting ou AFS serão adversários na Taça de Portugal

O sorteio realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o FC Porto vai medir forças com o Sporting ou o AFS nas meias-finais Taça de Portugal, que se disputam a duas mãos - a primeira fora de casa (3 a 5 de março) e a segunda no Estádio do Dragão (21 a 23 de abril).

Rui Barros: “O FC Porto quer sempre estar nas finais e ganhá-las”

A Cidade do Futebol acolheu nesta quinta-feira o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, que ditou que o FC Porto vai defrontar o Sporting ou o AFS numa eliminatória disputada a duas mãos.

André Villas-Boas: “Para o FC Porto é como se os rivais estivessem em igualdade pontual”

O FC Porto está “numa boa posição”, mas vem aí “um jogo muito difícil em Guimarães” e André Villas-Boas lembra que “é tudo muito prematuro” e que “ainda há muito para jogar” até ao final da temporada. À margem da homenagem a Mateus Mide na Câmara Municipal de Gaia e depois de “um jogo extremamente bem jogado, difícil e disputado num ambiente mágico no Dragão”, o presidente portista recusou comentar as palavras de José Mourinho e abordou a hipótese de “ter mais dois clássicos numa altura decisiva” na sequência do sorteio da meia-final da Taça de Portugal: “Teremos de fazer o nosso trabalho contra o Sporting ou o AFS numa altura sobrecarregada do calendário”.