FC Porto: Um ponto que sabe a pouco. Crónica de jogo

FC Porto: Um ponto que sabe a pouco. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto deixou fugir os primeiros pontos na edição 2023/24 do campeonato. Frente ao Arouca, na quarta ronda da Liga, os azuis e brancos não foram além do empate a uma bola resgatado 19 minutos para lá dos noventa. A equipa-sensação da época passada marcou primeiro, Galeno falhou um penálti já dentro do período de compensação e Evanilson fez o golo que impediu a derrota.

A cumprir o quarto e último jogo de castigo, Sérgio Conceição mudou duas peças na defesa e apostou em Fábio Cardoso e Wendell nas posições ocupadas por Pepe (lesionado) e Zaidu em Vila do Conde. O primeiro a criar perigo foi o repetente Pepê, quando tirou o pão da boca de Mehdi Taremi em zona frontal, aviso que o Arouca retorquiu volvidos apenas cinco minutos.

Aos doze festejou-se golo no Estádio do Dragão, mas Taremi estava 32 centímetros adiantados quando deu sequência perfeita à excelente solicitação de João Mário. O encontro perdeu emoção a partir desse momento até à reta final da etapa inaugural, a chance seguinte só apareceu passados vinte minutos e pertenceu ao Arouca: saída rápida rumo à baliza Sul e intervenção preciosa de Diogo Costa a manter o nulo.

A resposta não se fez esperar, surgiu em dose tripla e foi servida por Toni Martínez. Primeiro, desviou para a barra um livre cobrado por Galeno; depois, novamente de bola parada, errou o alvo por pouco; por fim, após um belo cruzamento de Marcano, cabeceou ao lado do arco defendido por De Arruabarrena.

Toni já não regressou das cabines, tal como Eustaquio, e foi já com Alan Varela e Evanilson em campo que Taremi falhou um golo cantado à boca da baliza. À passagem da hora de jogo uma saída de Diogo Costa abriu espaço para que o Arouca causasse calafrios, Gonçalo Borges rendeu o desgastado João Mário e Fran Navarro fez o mesmo a Wendell pouco depois.

Os comandados de Daniel Ramos adiantaram-se logo a seguir e contra a corrente, fruto da persistência de Cristo e da passividade da defensiva portista. Era preciso reverter o resultado, Sérgio Conceição sabia disso e promoveu a estreia de Iván Jaime em detrimento da continuidade de Nico González.

A placa indicativa do tempo adicional (17) já tinha sido erguida - e um primeiro penálti revertido pelo VAR - quando Miguel Nogueira assinou nova falta sobre Taremi dentro da área visitante. Encarregado de converter a grande penalidade, Galeno atirou forte para defesa do guarda-redes e desespero das bancadas.

O golo haveria mesmo de chegar, aos 90+19 e com assinatura de Evanilson, mas pouco ou nada atenuou o sabor amargo de uma partida em que a vitória era o resultado mais justo e o único que interessava ao FC Porto.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.