Super Lua Azul ilumina os céus portugueses
Porto Canal
A tão aguardada Super Lua Azul foi vista nos céus desta quarta-feira e as imagens do episódio têm-se multiplicado nas redes sociais. A maior Lua Cheia de 2023 marcou um fenómeno só se irá repetir daqui a 14 anos, em 2037.
Make the most of the Super Blue Moon tonight because you won't be able to see it again until 2037! pic.twitter.com/b59Pk3Uvbv
— MOON LOVER (@themoonlovepic) August 31, 2023
O mês de Agosto foi rico em fenómenos astronómicos. Uma Super Lua no primeiro dia do mês, fenómeno que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que o satélite da Terra está mais próximo do planeta, e entre 12 e 13 de agosto houve uma chuva de meteoros das Perseidas.
A Lua Azul acontece quando há duas Luas cheias num mês e, de acordo com o sítio online space.com, esta foi uma mais luas maiores e mais brilhantes do ano.
A cada três anos há uma Lua Azul mas nem todas são Superluas já que essas só acontecem durante o perigeu da Lua, quando o satélite está mais próxima do planeta Terra.
No ponto mais próximo, a Lua está a cerca de 350 mil quilómetros de distância, já no ponto mais distante fica a 408 mil quilómetros, com uma variação de aproximadamente 14%.
Na véspera do fenómeno, Albergaria-a-Velha acolheu uma sessão de "Astronomia à Noite", pelas 22h00, junto à Piscina Municipal, no âmbito do projeto “Ciência Viva no Verão”.
Tratou-se de uma iniciativa dinamizada pela Associação de Física da Universidade de Aveiro que consiste numa sessão de observação guiada ao céu noturno com telescópio.
Além da Lua, os participantes foram desafiados a encontrar outros corpos celestes visíveis e que podem ser constelações, estrelas a “morrer”, entre outros astros, descreve a organização.