Ligação ferroviária entre Lisboa e Porto considerada a quarta melhor da Europa

Ligação ferroviária entre Lisboa e Porto considerada a quarta melhor da Europa
| País
Porto Canal

O trajeto ferroviário entre Lisboa e Porto foi considerado o quarto melhor da Europa, segundo um estudo da Greenpeace. A ligação que obteve a melhor avaliação foi a entre Zurique e Berlim, seguindo-se a ligação entre Hamburgo e Munique e Berlim e Praga.

O estudo avaliou 112 trajetos, com base no número de comboios diretos, velocidade média, fiabilidade e o preço da viagem.

O estudo concluiu que apenas 12 dos percursos podem ser considerados como “grandes rotas”. Apesar de não ter a melhor fiabilidade, a rota nacional tem 17 comboios em cada sentido e uma velocidade média entre os 104 e os 119 quilómetros por hora. Já os preços variam entre os 25,25€ (no Intercidades) e os 31,90€ (no Alfa Pendular).

As ligações entre Porto-Faro e Porto-Madrid também foram analisadas, mas tiveram uma avaliação mais negativa. Em ambos os casos, a comparação com a aviação resulta numa vantagem para a deslocação aérea, de acordo com o relatório.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.