Os comboios passam na 10.ª edição do festival de audiovisual "Black & White"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 mai (Lusa) -- A 10.ª edição, o festival "Black & White" que decorre entre quarta e sábado, na Universidade Católica do Porto, introduz na programação uma secção sobre comboios, embora garanta que é para manter o modelo de "um festival único".

O festival, que admite a concurso obras de cinema, fotografia e áudio, mas que têm de ser todas "a preto e branco", dá este ano "um destaque muito grande à relação entre o cinema e os comboios", explicou à agência Lusa Jaime Neves, o diretor do Black & White.

O festival, organizado pela Escola de Artes da Católica do Porto, terá uma sessão que parte de "uma parceria que o festival fez com a CP, que disponibilizou imagens, naturalmente dos comboios portugueses" que irão ser apresentados numa sessão aberta a perguntas a uma especialista da CP.

Na sessão de abertura, vai ser possível ver "A 89 mm da Europa", do polaco Marcel Lozinski, que em 1986 foi candidato ao Óscar de melhor curta-metragem documental e vai haver uma sessão programada com um festival convidado, o CinéRail, de Paris, que, segundo Jaime Neves, "é um festival muitíssimo em particular, onde os filmes em exibição abordam esta temática do comboio".

O diretor do Black & White salienta ainda a presença do realizador e critico Lauro António - de quem serão exibidos dois filmes - no júri do festival, que integra ainda Evgen Bavcar, um fotógrafo esloveno que cegou aos 11 anos, o que "não o impediu de ter uma carreira bastante conhecida a nível internacional". Lauro António dará uma conferência na quinta-feira e Evgen Bavcar no dia seguinte.

Para Jaime Neves, "a introdução de um tema como os comboios é algo muito editorial, a provar que isto não é só um concurso, é algo mais". E, conforme esclarece, "o tema do comboio não é por acaso. Foi pensado para provar que deixamos nove estações para trás mas não chegamos ao fim da linha, o comboio continua".

Um festival "em movimento", será o mote de uma edição com 40 obras a concurso, num certame, diz Jaime Neves, que chega "às 10 edições com algumas alterações, mas muito pequeninas, nunca desvirtuando o seu conceito, até porque ao fim de dez anos pode continuar a dizer que é um festival único".

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Começa a nevar no Norte de Portugal. As primeiras imagens

De Arcos de Valdevez, a Melgaço e ao Parque Nacional Peneda-Gerês a neve já começou a cair em vários pontos do Norte do país.

Incêndio de grandes dimensões deflagra em fábrica de tintas na Maia

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da tarde desta quinta-feira na Maia, numa fábrica de tintas, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto.

Incêndio de grandes dimensões deflagra em fábrica de tintas na Maia

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da tarde desta quinta-feira na Maia, numa fábrica de tintas, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto.