Reviravolta para entrada. Crónica de Jogo

Reviravolta para entrada. Crónica de Jogo
| Desporto
Porto Canal

Toni Martínez e Wendell assinaram a vitória do FC Porto em casa do Moreirense (2-1) na 1.ª jornada da Liga

O FC Porto venceu nesta segunda-feira o Moreirense (2-1), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, na ronda inaugural do campeonato. Toni Martínez (67m) e Wendell (74m) fizeram os golos dos Dragões, que estiveram em desvantagem no marcador.

Com João Mário, Fábio Cardoso e Wendell como novidades no onze inicial, o FC Porto sentiu muitas dificuldades para contornar a organização defensiva do Moreirense, sempre bem posicionado no último reduto. A primeira grande oportunidade de golo só aconteceu já depois da primeira meia-hora, quando Galeno apareceu em boa posição no coração da área, mas o remate do brasileiro foi desviado para canto no caminho para a baliza (32m). Na sequência do canto, Pepê rematou por cima (32m). Sempre a espreitar o contra-ataque, os cónegos criaram perigo pela primeira vez já perto do intervalo, com André Luís a ganhar nas alturas e a deixar Kodisang na cara de Diogo Costa. O remate falhou o alvo e o nulo manteve-se até ao intervalo (43m).

Na segunda investida verdadeiramente dita à baliza de Diogo Costa, o Moreirense adiantou-se no marcador: André Luís saiu da área e cruzou para o segundo poste, onde apareceu Frimpong a desfeitear o guardião portista (51m). A resposta dos Dragões não demoraria, mas antes ainda haveria tempo para Kewin Silva negar o empate a Pepê (66m). No minuto seguinte, o guarda-redes brasileiro dos cónegos nada pôde fazer para evitar o primeiro golo do FC Porto em 2023/24: Romário Baró cruzou para a entrada da área, Fábio Cardoso deixou Toni Martínez na cara de Kewin Silva com um toque cheio de classe e o avançado espanhol não perdoou, atirando a contar com um remate rasteiro e colocado que ainda beijou o poste antes de fazer o mesmo com as redes (67m).

A igualdade deu força ao ímpeto portista e a reviravolta consumou-se pouco depois: Eustaquio lançou Pepê e este combinou com Otávio antes de a bola sobrar para Wendell, que à entrada da área e em zona frontal rematou com toda a intenção para o 2-1 favorável ao FC Porto (74m). Já em período de compensação, o mesmo Wendell seria expulso após acumulação de amarelos (90m+2), mas os 10 Dragões que ficaram em campo até ao apito final de Hélder Malheiro não deixaram fugir os primeiros três pontos da temporada.

+ notícias: Desporto

Victor Iturriza: "Temos de entrar com máxima entrega, máxima seriedade e comprometidos"

O FC Porto está de regresso a casa na 5.ª e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, que reserva um duelo com o ABC (sábado, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena. Na projeção da partida, Victor Iturriza recordou a mais recente derrota caseira frente a este mesmo adversário e sublinhou que é essencial vencer para manter viva a esperança do título: “Sabemos que não temos margem de erro, por isso encaramos todos os jogos com a máxima responsabilidade, o máximo empenho e com o compromisso de ganhar jogo a jogo, de forma a discutirmos o título em casa do Sporting na última jornada”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é segundo classificado, com 41 pontos, menos dois do que o líder Sporting, enquanto o ABC segue na quarta posição, com 29.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.