FC Porto (Clube): O 25 de Abril na história do FC Porto

FC Porto (Clube): O 25 de Abril na história do FC Porto
| Desporto
Porto Canal

O 25 de Abril de 1974 não foi só o dia em que voltou a haver liberdade em Portugal, foi também o dia em que se lançaram as bases para a revolução no futebol português que acabou com a hegemonia dos clubes da capital e que veio a consagrar o FC Porto como o campeão da democracia.

As competições nacionais começaram a ser disputadas em 1921/22, durante os últimos anos da Primeira República, e até ao arranque da Ditadura Militar disputaram-se cinco edições do Campeonato de Portugal. FC Porto (dois), Sporting, Olhanense e Marítimo foram os vencedores dos primeiros títulos nacionais de futebol.

Esse cenário alterou-se por completo após o golpe de estado de 28 de maio de 1926. O Benfica - que antes da ditadura nunca tinha conquistado um troféu - venceu 38, o Sporting 26, o FC Porto dez e o Belenenses seis. Feitas as contas, os clubes de Lisboa e arredores arrecadaram 73 das 86 provas internas em disputa - campeonato e Taça de Portugal - e as restantes 13 distribuíram-se entre o Porto, Matosinhos, Braga e Coimbra.

Além dos 40 campeonatos em 48 anos - contra apenas seis do FC Porto -, Benfica e Sporting festejaram ainda 24 Taças - contra três do FC Porto, duas do Belenenses e do Vitória de Setúbal, uma da Académica, uma do Leixões e outra do SC Braga. Aos títulos internos juntam-se os internacionais, irrepetíveis desde então: duas Taças dos Campeões Europeus para o emblema da Luz e uma Taça das Taças para o de Alvalade.

Tudo mudou a partir da Revolução dos Cravos. Nos últimos 51 anos o Sporting conquistou 27 troféus, o Benfica 45 e o FC Porto 74, transformando-se no clube português com melhor palmarés (86) e no único a alcançar vitórias internacionais em plena democracia. Sete, mais precisamente: duas Taças/Ligas dos Campeões Europeus, duas Taças Intercontinentais, duas Taças UEFA/Liga Europa e uma Supertaça Europeia.

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “Sinto-me privilegiado por ser o treinador de um dos melhores clubes da Europa”

“O início de época foi brilhante. É difícil pedir mais e melhor, mas a realidade é que o que fizemos já está feito. Não temos tempo para celebrar o que já conseguimos”. A mensagem é clara, até porque se aproxima “um período desafiante que exigirá o melhor de todos” e Francesco Farioli está focado em “fazer os adeptos felizes”.

FC Porto: Primeiro treino em solo algarvio

O plantel principal do FC Porto realizou um treino vespertino no primeiro dia do estágio que decorre até sexta-feira na Quinta do Lago, em Almancil.

Thiago Silva: “Vim para somar e ajudar todos a darem o melhor”

Quase 22 anos depois, Thiago Silva voltou ao Porto para viver “um momento único”. Ultrapassado “um dos piores momentos da vida e da carreira” e atingido um nível ímpar no futebol mundial, o “Monstro” está “muito feliz e muito motivado por este regresso” à casa onde quer conquistar “o tão sonhado título”.