Mais de 900 mordomas em desfile da Romaria d’Agonia em Viana do Castelo 

Mais de 900 mordomas em desfile da Romaria d’Agonia em Viana do Castelo 
Festas d'Agonia
| Norte
Porto Canal/Agências

Mais de 900 mulheres de sete países vão participar, este ano, no desfile da Mordomia, o “maior número de sempre” que obrigou a organização “a readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas”, foi esta sexta-feira divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, indica que, além da readaptação do espaço onde são acolhidas as mordomas, nos jardins do antigo Governo Civil, vão estar disponíveis mais postos de leitura do QR Code e mais colaboradores para validarem as inscrições das mordomas.

O “prazo para inscrições no desfile da Mordomia 2023 decorreu entre os dias 19 e 3 de julho, através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando 800 vagas”.

“Estamos a falar de 908 mulheres, com uma média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países. São números extraordinários, que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirmou o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, citado na nota.

Manuel Vitorino, que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, destacou ainda que “o volume de inscrições foi tal”, que a organização “acabou por aceitar as 908 inscrições submetidas dentro do prazo”.

No desfile da Mordomia, que este ano acontece no dia 17 de agosto, vão participar mulheres de todas as idades provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça”.

Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (vermelho) e de Terras de Geraz, bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.

O desfile, que se realiza desde 1968, estabelece os 14 anos como idade mínima de participação, a ausência de maquilhagem ou unhas pintadas ou de gel, a obrigatoriedade de uso de peças de ourivesaria tradicional portuguesa e de trajes tradicionais de Viana do Castelo.

A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano, pela primeira vez, durante nove dias, de 14 a 22 de agosto.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.