Incêndios. Bombeiros dão como dominado fogo em Vimioso

Incêndios. Bombeiros dão como dominado fogo em Vimioso
| Norte
Porto Canal/Agências

Os bombeiros deram esta sexta-feira início da manhã como dominado o incêndio que deflagrou ao meio dia de quinta-feira na localidade de Argozelo no concelho de Vimioso, mas mantêm ainda um forte dispositivo no terreno para evitar reacendimentos.

“Para já [10h30] continuamos o trabalho que já vinha da noite e que passa pela consolidação do perímetro do incêndio, rescaldo e neutralização de pontos quentes e abertura de faixa de contenção de fogo”, disse à Lusa o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso.

No terreno mantém-se um dispositivo de combate a incêndios composto por 225 operacionais, apoiados por 67 veículos, dois meios aéreos e oito máquinas de rasto, sendo que quatro são espanholas.

João Noel Afonso acrescentou que os meios para já não serão desmobilizados devido à rotação do vento, o que poderá originar reacendimentos.

“Face ao final do dia de quinta-feira, mantemos os mesmos meios de combate ao fogo no terreno para consolidar o perímetro do incêndio e assim evitar reacendimentos”, relatou.

O comandante indicou ainda que, para o dia desta sexta-feira, as condições climatéricas previstas para as próximas horas apontam para tempo muito quente, pouca humidade, vento e um terreno muito seco, sendo que estes fatores mantêm as atenções concentradas de todo o dispositivo ainda instalado em Argoselo.

Este incêndio chegou a ter duas frentes ativas, sendo que delas chegou a preocupar os bombeiros durante a tarde de quinta-feira, já que estava alinhada com a aldeia de Vale de Pena.

No combate às chamas em Argozelo, estiveram também empenhados meios espanhóis, com um dispositivo composto por meia centena de operacionais, nove meios aéreos, quatro veículos e quatro máquinas de rasto.

+ notícias: Norte

Depressão Ivo traz chuva e vento forte ao Norte e Centro já a partir de quarta-feira

A depressão Ivo deve atingir Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, causando precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.

Dois carros danificados após queda de árvore de grande porte em Matosinhos

Uma árvore de grandes dimensões caiu esta terça-feira de manhã em Custóias, Matosinhos, provocando danos em dois carros, avançou o Jornal de Notícias. O incidente ocorreu devido ao vento e à chuva intensa trazidos pela depressão Hermínia.

Aluimento na EN203 em Viana do Castelo danifica cinco viaturas

Um aluimento de terras ocorrido esta terça-feira na Estrada Nacional (EN) 203 em Deocriste, Viana do Castelo, provocou um buraco na via com cerca de um metro de diâmetro, causando danos em pelo menos cinco viaturas, disse fonte da GNR.