CCDR-Norte apenas analisou candidaturas a apoios devido ao mau tempo

CCDR-Norte apenas analisou candidaturas a apoios devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte disse esta quinta-feira que lhe cabia "apenas a receção e análise" das candidaturas submetidas a financiamento para recuperação dos estragos causados pelo mau tempo de janeiro na região.

Em resposta à agência Lusa, a propósito das críticas apontadas pelos autarcas do Alto Minho sobre a demora na atribuição do financiamento que o Governo prometeu para a recuperação dos estragos causados pelo mau tempo, a CCDR-Norte afirma que, nesta matéria, "cabe às CCDR apenas a receção e análise de candidaturas".

A CCDR-Norte acrescenta ainda que a receção e análise das candidaturas foi realizada e remetida "dentro do prazo estabelecido" à Direção-Geral das Autarquias Locais, entidade que poderá partilhar um "ponto de situação mais detalhado" sobre as candidaturas submetidas a financiamento para recuperação dos estragos causados pelo mau tempo ocorrido em janeiro na região.

Também esta quinta-feira, o Ministério da Coesão Territorial avançou que o Estado vai comparticipar com 48,4 milhões de euros a reposição, em 92 municípios, de infraestruturas e equipamentos destruídos pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Numa nota, o gabinete da ministra Ana Abrunhosa informou que, no total, foram validadas candidaturas de 92 municípios: 50 na região Norte, 14 no Centro, 14 na região de Lisboa e Vale do Tejo e 14 no Alentejo.

“O investimento total considerado foi de mais de 118 milhões de euros, sendo a comparticipação assumida pelo Estado de 48,4 milhões de euros”, acrescentou.

Os municípios apresentaram pedidos de apoio para dezenas de intervenções “e um número muito significativo de candidaturas ultrapassou o valor” de 150 mil euros, a partir do qual eram obrigatórias vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR), o que tornou o processo de avaliação e aprovação mais “exigente e complexo”, é referido.

Vários distritos do continente foram afetados por chuvas fortes entre o final de 2022 e o início deste ano, com grandes inundações, estragos em estradas, comércio e habitações, e dezenas de desalojados.

Na quinta-feira, os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho enviaram à ministra da Coesão Territorial um ofício a questionar sobre quais as candidaturas aprovadas e qual a verba de cada município atingido nesta zona pelo mau tempo, nomeadamente os de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Os prejuízos causados pelo mau tempo no Alto Minho, no início do ano, foram estimados em 20 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Estudo conclui que número de alunos no ensino profissional quadruplicou em duas décadas

O ensino profissional em Portugal cresceu exponencialmente em duas décadas, com quatro vezes mais alunos em 2016 do que em 1995, mas as mudanças no mercado de trabalho exigem o reforço da aposta, segundo um estudo divulgado este sábado.

ASAE apreende mais de cinco toneladas de produtos de pesca congelado em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal fiscalizou 5.140 kg de produtos de pesca congelados num entreposto frigorífico em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou a entidade em comunicado enviado às redações.

Utente da Ordem do Carmo celebra 108 anos

Utente da Ordem do Carmo celebra hoje 108 anos de vida. D. Conceição foi professora do Conservatório de Música do Porto.