Ligação de alta velocidade a Espanha “será um corredor que promove a coesão territorial”, considera autarca de Bragança

| Norte
Porto Canal

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, diz que a ligação de alta velocidade a Espanha contribui para a coesão territorial e contraria ao centralismo do governo.

“Será um corredor que promove a própria coesão territorial, a coesão social e a coesão económica”, afirma o autarca.

O autarca reagiu ao Porto Canal depois de a província de Zamora, em Espanha, apoiar a proposta da Associação Vale d’Ouro que pretende ligar o Porto, Zamora e Madrid com uma linha alta velocidade, um trajeto que se fará em pouco mais de duas horas, passando por Trás-Os-Montes.

Hernâni Dias já tinha prometido que iria continuar a lutar pela alta velocidade em Trás-Os-Montes e agora conta com o apoio de Zamora.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.