1,5 milhões de pessoas presentes na Missa do Envio presidida pelo Papa no Parque Tejo

1,5 milhões de pessoas presentes na Missa do Envio presidida pelo Papa no Parque Tejo
| País
Porto Canal / Agências

Cerca de um milhão e meio de pessoas estão este domingo no Parque Tejo, em Lisboa, na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), presidida pelo Papa Francisco, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

“As autoridades locais confirmaram a presença de cerca de um milhão e 500 mil pessoas no Parque Tejo para a Santa Missa”, divulgou a Santa Sé.

Este é o mesmo número de pessoas que participaram na vigília, no sábado à noite, também no Parque Tejo, de acordo com as autoridades.

A JMJ, o maior evento da Igreja Católica, começou na terça-feira e termina no domingo. Pela primeira vez, realiza-se na capital portuguesa.

O anúncio da escolha de Lisboa foi feito em 27 de janeiro de 2019, na missa de encerramento da JMJ na Cidade do Panamá, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Kevin Joseph Farrell. Este dicastério é o organismo do Vaticano que organiza a JMJ com um comité local.

Na mesma ocasião, o Papa Francisco, que presidia à JMJ, escreveu na sua conta no Twitter: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

A JMJ em Lisboa acabou por ser adiada um ano, devido à pandemia de covid-19.

+ notícias: País

Saiba quais as ex-SCUT que deixam de ter portagem esta quarta-feira

As portagens são abolidas, esta quarta-feira, nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

Municípios têm de recolher têxteis e móveis a partir desta quarta-feira, mas dizem que falta financiamento

Os municípios têm de fazer recolha seletiva de têxteis, resíduos perigosos e mobiliário a partir desta quarta-feira, mas queixam-se de falta de financiamento para investir na recolha seletiva, o que está a atrasar Portugal no cumprimento das metas europeias.

SNS 24 vai ter triagem digital para sintomas respiratórios agudos

A linha SNS 24 vai lançar uma triagem digital para utentes com mais de 18 anos e com sintomas respiratórios agudos, anunciaram esta quarta-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).