Açores avançam com comissão para criar disciplina de história, geografia e cultura da região

| País
Porto Canal / Agências

(CORREÇÃO) Ponta Delgada, 30 jul (Lusa) - O Governo açoriano criou uma comissão científica e pedagógica com vista à criação da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores que, no entanto, não deve funcionar já no ano letivo de 2014/2015.

A comissão científica e pedagógica integra três professores universitários e dois docentes do básico e secundário e será "responsável pela produção das orientações curriculares e metodológicas da nova disciplina, em articulação com os currículos em vigor, nomeadamente o currículo regional, e disciplinas que compõem as matrizes curriculares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico", segundo um despacho do secretário regional da Educação, Avelino Meneses, publicado hoje.

A criação da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores foi aprovada em novembro pelo parlamento açoriano, por proposta do PPM, no âmbito do orçamento da região para 2014. (Corrige, no segundo parágrafo, a informação relativa aos professores que integram a comissão, já que nem todos são docentes do ensino superior).

O objetivo é "promover a realização de aprendizagens e a aquisição de competências que permitam a plena perceção e conhecimento da especificidade histórica, geográfica, económica, social, cultural e político-administrativa da Região Autónoma dos Açores", lembra o despacho hoje publicado.

Fonte da Secretaria Regional da Educação e Ciência admitiu hoje à agência Lusa que não deverão estar, porém, reunidas as condições para arrancar com a nova disciplina já em setembro, quando começa o ano letivo de 2014/2015.

Quando apresentou a proposta, no ano passado, o deputado do PPM no parlamento dos Açores, Paulo Estêvão, disse que o objetivo era fazer algo semelhante ao que acontece nas comunidades autónomas espanholas, em que os alunos têm, por exemplo, disciplinas específicas de história da Catalunha ou da Andaluzia.

MP // JLG/ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".