Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 

Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 
JMJ Lisboa
| País
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, um grupo de 13 vítimas de abusos na Igreja portugueses, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

“Na tarde de hoje, após o final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte dos membros do clero, acompanhados por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa, responsáveis pela proteção dos menores”, adianta, num breve comunicado.

Segundo o mesmo documento, “o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20:15”.

O Papa ter-lhes-á ainda pedido desculpa.

O encontro não estava na agenda pública para proteger as vítimas.

Esta quarta-feira, durante as celebrações, o Papa Francisco evocou os escândalos e o sofrimento das vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica.

“Às vezes, o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguram o rosto da Igreja e chama-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito do sofrimento das vítimas que de devem acolher e escutar”, disse Francisco.

Notícia em atualização.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Aumentos salariais na função pública começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Os funcionários da Administração Pública começam a receber esta sexta-feira os aumentos salariais acordados com dois dos sindicatos da função pública, com retroativos a janeiro.

Ordem dos Médicos quer apuramento sobre as mortes associadas a espera por cirurgia cardíaca

A Ordem dos Médicos (OM) quer que a tutela apure se é verdade que morreram pessoas à espera de cirurgias cardíacas e tome medidas imediatas, mas lembra que os profissionais necessários para a criação de novos centros são limitados.