Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 

Papa Francisco já recebeu vítimas de abusos sexuais 
JMJ Lisboa
| País
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, um grupo de 13 vítimas de abusos na Igreja portugueses, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

“Na tarde de hoje, após o final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte dos membros do clero, acompanhados por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa, responsáveis pela proteção dos menores”, adianta, num breve comunicado.

Segundo o mesmo documento, “o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20:15”.

O Papa ter-lhes-á ainda pedido desculpa.

O encontro não estava na agenda pública para proteger as vítimas.

Esta quarta-feira, durante as celebrações, o Papa Francisco evocou os escândalos e o sofrimento das vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica.

“Às vezes, o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguram o rosto da Igreja e chama-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito do sofrimento das vítimas que de devem acolher e escutar”, disse Francisco.

Notícia em atualização.

+ notícias: País

Maioria das freguesias repostas fica no Norte e no Centro

Mais de dois terços das freguesias esta sexta-feira repostas no parlamento localizam-se nas regiões do Norte e do Centro do continente, que também foram aquelas onde mais agregações ocorreram em 2012.

Diretor executivo do SNS pede demissão imediata do cargo

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra D'Almeida, pediu esta sexta-feira a demissão imediata das suas funções.

Parlamento aprova reposição de 302 freguesias

O parlamento aprovou esta sexta-feira a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.