JMJ. Papa Francisco será recebido por Marcelo no aeroporto de Figo Maduro

| País
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco chega na quarta-feira ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

No aeroporto, Francisco terá alas militares de cortesia compostas por 11 cadetes-alunos da Academia Militar da Força Aérea.

Após a receção oficial em Figo Maduro, Marcelo Rebelo de Sousa deixará o aeroporto militar antes do Papa Francisco para o poder receber menos de uma hora depois junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde terá honras militares por um batalhão constituída por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea.

A receber o Pontífice junto à residência do Presidente da República estará a Banda de Música da Força Aérea. Será executada uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida, fundeada no Rio Tejo.

A guarda de honra é constituída por 193 Militares em parada e pela guarnição da Fragata Navio da República Portuguesa D. Francisco de Almeida (140 militares, segundo fonte de Belém. 

A comandante será a tenente-coronel da Força Aérea, Técnica de Pessoal e Apoio Administrativo, Dora Maria Moreira Soares Duarte.

Após as honras e parada militar junto em frente ao palácio, Marcelo Rebelo de Sousa sobe a rampa de acesso à sua residência oficial para voltar a receber o Papa.

Francisco estará na residência presidencial cerca de meia hora, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém (CCB), ali ao lado, onde decorrerá uma cerimónia com as entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.

Do CCB, Francisco dirige-se para o Mosteiro dos Jerónimos, ainda em Belém, onde decorrerá uma missa de vésperas com membros do cleto, como bispos, diáconos e padres da Igreja Católica.

O Papa deslocar-se-á ainda à Nunciatura Apostólica, em Lisboa, onde se encontrará com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.

+ notícias: País

PSP e GNR registam 13 mortos e 470 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo 

Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas e 470 foram detidas por excesso de álcool pela PSP e GNR em seis dias no âmbito das operações que estão a realizar durante o período de ano novo.

Presidente da República devolve ao Governo decretos-lei sobre reformas na saúde

Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu ao Governo três decretos-lei aprovados em outubro sobre as novas regras da contratação de médicos tarefeiros, urgências regionais e sistema de gestão de listas de espera.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".