Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros

Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa Águas do Douro e Paiva inaugura, no sábado, em Baião, infraestruturas de captação e reserva de água, orçadas em 3,1 milhões de euros, para abastecimento público, informou a autarquia.

“Estes empreendimentos permitirão aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa”, lê-se numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Refere-se também que, concluídas estas as obras, “todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil”.

Em 2009, a empresa tinha construído um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na estação de tratamento de Pousada, complementado com uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à zona poente de Baião.

Porém, com a construção da rede em “baixa” da zona nascente, a cargo da empresa Águas do Norte, a captação no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município.

A situação, explica esta terça-feira a autarquia, “conduziu à procura de uma solução de captação de água alternativa que pudesse garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade”.

+ notícias: Norte

Rua do Cavaco em Gaia cortada durante dois anos devido a construção da nova ponte do metro

A construção da nova ponte para a Linha Rubi do Metro do Porto, denominada Ferreirinha, vai obrigar ao corte da Rua do Cavaco, em Gaia, durante dois anos, para a instalação de um pilar.

Portugal vai receber quatro meios aéreos de França e Espanha para combate a incêndios

Portugal vai receber quatro meios aéreos para combater os incêndios que lavram no país ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

Mais de 120 bombeiros combatem quatro incêndios em Gondomar

São quatro os incêndios que lavram em Gondomar, obrigando à mobilização de 128 operacionais para o combate às chamas, de acordo com informações consultadas no portal da Proteção Civil. Estão também mobilizadas também 34 viaturas terrestres e um meio aéreo.