Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros

Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa Águas do Douro e Paiva inaugura, no sábado, em Baião, infraestruturas de captação e reserva de água, orçadas em 3,1 milhões de euros, para abastecimento público, informou a autarquia.

“Estes empreendimentos permitirão aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa”, lê-se numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Refere-se também que, concluídas estas as obras, “todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil”.

Em 2009, a empresa tinha construído um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na estação de tratamento de Pousada, complementado com uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à zona poente de Baião.

Porém, com a construção da rede em “baixa” da zona nascente, a cargo da empresa Águas do Norte, a captação no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município.

A situação, explica esta terça-feira a autarquia, “conduziu à procura de uma solução de captação de água alternativa que pudesse garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade”.

+ notícias: Norte

Primeiro satélite da Universidade do Minho lançado hoje para o espaço

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai lançar o seu satélite PROMETHEUS - 1, esta terça-feira, do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a partir de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. O lançamento está agendado para às 18h50.

Homem de 59 anos morre atropelado em Guimarães

Um homem de 59 anos morreu esta terça-feira atropelado por uma viatura em Briteiros Santo Estêvão, concelho de Guimarães, distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Norte após atropelamento mortal em Ovar

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada esta terça-feira às 21h42, depois de ter estado cortada devido ao atropelamento mortal de um homem por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, segundo a Infraestruturas de Portugal.