Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros
Porto Canal / Agências
A empresa Águas do Douro e Paiva inaugura, no sábado, em Baião, infraestruturas de captação e reserva de água, orçadas em 3,1 milhões de euros, para abastecimento público, informou a autarquia.
“Estes empreendimentos permitirão aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa”, lê-se numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Refere-se também que, concluídas estas as obras, “todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil”.
Em 2009, a empresa tinha construído um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na estação de tratamento de Pousada, complementado com uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à zona poente de Baião.
Porém, com a construção da rede em “baixa” da zona nascente, a cargo da empresa Águas do Norte, a captação no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município.
A situação, explica esta terça-feira a autarquia, “conduziu à procura de uma solução de captação de água alternativa que pudesse garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade”.