Mais estafetas avançam com ações judiciais para reclamar contrato com a Glovo

Mais estafetas avançam com ações judiciais para reclamar contrato com a Glovo
Lusa
| Porto
Porto Canal

Nas últimas semanas chegaram ao Tribunal do Trabalho do Porto novas ações judiciais em que mais estafetas da Glovo reclamam o seu vínculo laboral com a plataforma de entregas, ao abrigo das novas regras que entraram em vigor a 1 de maio.

Segundo o jornal Público, estas novas ações entraram em tribunal depois de o primeiro processo de reconhecimento de um contrato de estafeta da Glovo ter sido aceite pelo Tribunal do Trabalho do Porto.

O primeiro processo entrou a 20 de junho e tal como noticia o Público, o processo envolve um estafeta da Glovo que ficou com o acesso à aplicação bloqueado e que argumenta ser um trabalhador independente. No entanto, a empresa não chegou a acordo com o trabalhador e o processo vai seguir para julgamento.

Estes novos processos que deram entrada têm como objetivo, segundo disse o advogado dos estafetas ao Público, “provar que estas pessoas são efetivamente trabalhadores dependentes e levar a empresa a reconhecer os direitos associados a esse tipo de vínculo”.

Visto que os trabalhadores não têm meios para pagar as despesas relativas aos processos, o advogado dos estafetas disse ao Público que foram feitos pedidos de apoio judiciário, o que é fundamental para as ações avançarem.

+ notícias: Porto

A noite em que a luta por uma "Palestina livre" chegou à Universidade do Porto

Algumas dezenas de estudantes e ativistas ocuparam, na noite desta quinta-feira, a Faculdade de Ciências do Porto em forma de protesto pela Palestina.

Falha de iluminação na Rua da Constituição dura há um mês e preocupa moradores e comerciantes

A Rua da Constituição, no Porto, está há um mês sem iluminação pública entre as ruas de Faria Guimarães e Antero de Quental, avança o Jornal de Notícias. Moradores e comerciantes estão preocupados com a falta de luz durante a noite, embora até agora não tenham ocorrido incidentes de assaltos ou vandalismos, que costumam ser frequentes na Praça do Marquês, que ladeia com a artéria.

Dois homens esfaqueados em rixa no Porto

Dois homens foram esfaqueados numa rixa, na madrugada desta sexta-feira, no Porto, avança o Correio da Manhã.