Fogo em Celorico da Beira dominado pelos bombeiros

| País
Porto Canal / Agências

Celorico da Beira, 29 jul (Lusa) - O incêndio que lavra em Maçal do Chão, concelho de Celorico da Beira, foi considerado dominado pelos bombeiros pelas 17:00, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo começou pelas 11:54 numa zona de mato e o combate envolveu 109 elementos, 27 veículos operacionais, dois aviões e um helicóptero bombardeiro, indica a ANPC na sua página na internet.

José Oliveira, segundo comandante operacional distrital da Guarda, disse à agência Lusa, cerca das 16:15, que o combate às chamas estava a decorrer favoravelmente e que o incêndio não colocava povoações em perigo, embora houvesse dificuldades devido ao calor e ao vento.

O segundo comandante indicou ainda que o fogo lavrava em áreas de mato.

ASR (TAZM/ROC) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.