Rússia disponível para fornecer gratuitamente cereais a países africanos

Rússia disponível para fornecer gratuitamente cereais a países africanos
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Kremlin reiterou esta terça-feira a disponibilidade da Rússia para fornecer gratuitamente cereais aos países africanos, após a suspensão da iniciativa do Mar Negro para a exportação de cereais ucranianos.

"Naturalmente. A Rússia mantém a sua posição", respondeu o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, durante a conferência de imprensa diária.

Ao mesmo tempo, acrescentou: "Infelizmente, estamos a falar de quantidades bastante pequenas, porque os países mais pobres de África receberam menos cereais do que todos os outros" ao abrigo do acordo sobre cereais.

Peskov acrescentou que o Presidente russo, Vladimir Putin, planeia discutir a questão com os seus colegas africanos na próxima cimeira Rússia-África, em São Petersburgo, no final de julho.

Em março, Putin prometeu que a Rússia enviaria alimentos gratuitos aos países africanos necessitados se tivesse de suspender o acordo sobre os cereais, o que acabou por acontecer em 17 de julho.

O Kremlin afirmou na segunda-feira, aquando da suspensão do acordo, que "assim que a parte russa" dos acordos for cumprida, a Rússia "retomará imediatamente a implementação deste acordo".

De acordo com Moscovo, estas incluem a reconexão do banco agrícola russo, Rosselkhozbank, ao SWIFT, o levantamento das sanções sobre peças sobressalentes para máquinas agrícolas, o desbloqueio da logística de transportes e seguros, o descongelamento de ativos e a retoma do funcionamento do oleoduto de amoníaco Togliatti-Odesa, que explodiu a 5 de junho.

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.