Misericórdia de Castelo Branco recebe 2,5 ME para cuidados continuados

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 29 jul (Lusa) - A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB) vai receber 2,5 milhões de euros nos próximos três anos para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) que inaugura na sexta-feira, 01 de agosto.

Este montante está contemplado no contrato-programa entre a SCMCB, a Segurança Social de Castelo Branco e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), hoje formalizado.

A UCCI da Misericórdia de Castelo Branco "era uma necessidade sentida e obrigatória", afirmou, na sessão de assinatura do acordo, o presidente da ARSC, José Tereso.

"As coisas estão difíceis, mas com alguma boa vontade vamos caminhando no sentido de atingir os grandes objetivos do reforço dos cuidados no distrito e, em particular, na cidade de Castelo Branco", sublinhou o presidente da ARSC.

Por seu turno, o presidente do Centro Distrital de Castelo Branco da Segurança Social, Melo Bernardo, disse que se sentia "esta necessidade premente de apoio de retaguarda relativamente ao internamento hospitalar".

Seria "difícil aceitar que, tendo estas condições extraordinárias [na Misericórdia], tivéssemos de colocar os nossos cidadãos em terras distantes", afirmou.

O provedor da Misericórdia de Castelo Branco, Cardoso Martins, sublinhou que os habitantes locais "têm pleno direito de usufruir de serviços desta natureza na cidade".

O protocolo para a abertura da UCCI contratualiza dez camas de média duração e 30 de longa duração e tem um período de vigência de três anos.

A construção da UCCI, pela Misericórdia de Castelo Branco, que está concluída desde dezembro de 2012, envolveu um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

CAYC // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".