Júlio Pereira e Fairport Convention no 1.º festival Go Folk Fest de Gouveia

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 29 jul (Lusa) - O músico Júlio Pereira e o grupo britânico Fairport Convention são os destaques do 1.º festival internacional de música folk a realizar no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, na próxima sexta-feira e no sábado.

O Go Folk Fest é promovido pela Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), no âmbito do programa comemorativo do centenário do jornal Notícias de Gouveia, propriedade daquela instituição.

O festival começa na sexta-feira, às 21:30, com a atuação do grupo nacional "A Presença das Formigas", formado por Sara Vidal (voz), Manuel Maio (violino, bandolim, cavaquinho e voz) André Cardoso (guitarras e voz), Miguel Cardoso (baixo elétrico, viola braguesa e voz), Rui Ferreira (acordeão e teclados) e Rui Lúcio (bateria e percussão).

Segundo o programa hoje divulgado, às 23:00 haverá um espetáculo de música céltica pelos escoceses Fraser Fifield & Graeme Stephen.

A primeira noite do Go Folk Festival encerra com a atuação do grupo inglês The Strawbs, a partir das 00:15, formado por Dave Cousins (voz, guitarra e banjo), Dave Lambert (guitarras e voz) e Chas Cronk (baixo, guitarra e voz).

No sábado, pelas 20:30, sobem ao palco os espanhóis Noega e, às 22:00, começa o concerto de Júlio Pereira, acompanhado por Sandra Martins (violoncelo), Miguel Veras (guitarra) e Luís Peixoto (bandolim).

O festival termina com a atuação da banda inglesa Fairport Convention (23:45), considerada uma "lendária formação da folk britânica".

Luís Carrilho, presidente da ABPG, disse hoje à agência Lusa que o festival internacional de música folk surgiu com o objetivo de oferecer ao público "uma música diferente", que representasse "alguma novidade" no panorama nacional e que "ombreasse" com os 100 anos do jornal centenário Notícias de Gouveia.

O evento musical também foi projetado tendo em conta a existência do Parque da Senhora dos Verdes, onde a ABPG investiu cerca de cinco milhões de euros.

Luís Carrilho assume que o espaço e o cartaz "garantem a qualidade" do evento, para o qual deseja a participação de duas mil pessoas.

A organização disponibiliza acampamento gratuito no parque de campismo local, mediante a apresentação do bilhete de acesso ao festival.

Os preços para o Go Folk Fest de Gouveia variam entre os 10 euros (sexta-feira), 15 euros (sábado) e 20 euros (para os dois dias).

Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou previamente aos balcões dos CTT e através do portal do festival, em www.gaudela.net/gofolk.

Estão também à venda nas receções da Unidade de Cuidados Continuados da ABPG e da piscina do Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.