Alunos do 9º ano pioram a Matemática e melhoram a Português nas provas nacionais

Alunos do 9º ano pioram a Matemática e melhoram a Português nas provas nacionais
| País
Porto Canal/Agências

Os alunos do 9º ano obtiveram este ano melhores resultados nas provas nacionais de Português, mas pioraram os seus desempenhos no exame de Matemática, quando comparados com os colegas que os realizaram no ano passado.

A Português, a média das classificações da 1.ª fase das provas finais de ciclo realizadas este ano foi de 61%, enquanto no ano passado tinha sido de 55%, segundo os dados disponibilizados hoje pelo Júri Nacional de Exames.

Já a Matemática, registou-se uma ligeira descida da média nacional, que passou de 45% para 43%, ambas médias negativas.

Na prova de Português, cerca de 78,2% dos alunos conseguiram ter positiva, enquanto a Matemática (92), a maioria dos alunos (58%) teve negativa.

No entanto, a média de Matemática revela maiores dispersões de notas (desvio padrão de 27), em relação a Português (desvio padrão de 16).

Por exemplo, a Matemática houve muito mais alunos com zero valores (3.131), mas também muito mais com 20 valores (726), enquanto a Português, só oito alunos tiveram zero e apenas 57 tiveram a cotação máxima.

Quase 200 mil provas finais do 3.º ciclo foram realizadas em 1.217 escolas, sendo que houve 57 estabelecimentos de ensino que realizaram as provas em suporte eletrónico.

A prova final de ciclo eletrónica de Português foi realizada por 3.481 alunos e a prova de Matemática por 3.005 estudantes.

Devido ao reduzido número de alunos, as provas de Português Língua Não Materna e Português Língua Segunda decorreram em todas as escolas e para todos os alunos em suporte digital.

“No global, este piloto foi realizado por 6.622 alunos”, avança a tutela em comunicado.

As provas foram corrigidas por 4.242 professores, mas envolveram cerca de dez mil docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.