Criada primeira associação de autarcas de inspiração monárquica

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 28 jul (Lusa) - A primeira Associação Portuguesa de Autárquicas Monárquicos (APAM) foi hoje criada, assumindo-se como uma "estrutura multipartidária" de autarcas portugueses com um "ver diferente do regime" em Portugal e com o objetivo de "criar laços de cooperação" entre municípios.

Em Braga, à margem do ato notarial que criou aquela associação, o presidente da APAM, Manuel Beninger, destacou a "transversalidade" de simpatizantes de partidos políticos dos autarcas que constituem a associação, eleitos para Assembleias municipais, executivos municipais e Assembleias de freguesias de vários concelhos.

Beninger anunciou ainda a realização de um congresso nacional da APAM em setembro.

"É uma associação que tem autarcas que se revem num regime diferente. Vamos falar um pouco desta questão de regime que podia ser diferente se houvesse uma monarquia que se reunisse em torno da Casa de Bragança", apontou Manuel Beninger.

Segundo este responsável, "a transversalidade de partidos é um ponto assente" na APAM pelo que um dos objetivos da associação passa por "construir pontes entre os vários partidos e laços de cooperação entre os municípios onde atuam autarcas de inspiração cristã".

Questionado sobre que valores vai a APAM defender, Beninger salientou a tradição.

"Temos uma preocupação tradicionalista, temos um olhar diferente a nível cultural, da tradição dos povos e é isso que nos diferencia de outras associações. Cultura, tradição e bem-estar das populações", disse.

JYCR // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.