Governo recorda José Mattoso como "figura maior da academia portuguesa"

Governo recorda José Mattoso como "figura maior da academia portuguesa"
| País
Porto Canal / Agências

O Ministério do Ensino Superior lamentou a morte de José Mattoso, uma “figura maior da academia portuguesa” com uma visão “original, profunda e serena” que mudou a forma de olhar para a história do país.

José Mattoso morreu este sábado, aos 90 anos, sendo lembrado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) pelo seu “compromisso ético inabalável com o pensamento e a cidadania”.

“José Mattoso deixa obras de referência acerca da História de Portugal”, afirma o MCTES, recordando que é “considerado um dos grandes medievalistas portugueses”, depois de “duas décadas de vida monástica enquanto monge Benedito”.

Após uma vida dedicada ao estudo da história das ordens religiosas e da aristocracia dos séculos X a XIII, deve-se a ele “a compreensão profunda e multifacetada do religioso na historiografia portuguesa”, acrescenta.

“A José Mattoso ficamos também a dever obras incontornáveis para a historiografia portuguesa e para a reflexão sobre o país e a sua identidade”, refere o MCTES, dando como exemplos “Identificação de um País” (1985) ou a coordenação da “História de Portugal”.

“Em ambos os casos, José Mattoso deu-nos a sua visão original, profunda e serena, mudando irreversivelmente o modo como olhamos para a história do país e como nos (re)conhecemos como país”, acrescenta.

O ministério recorda ainda o seu percurso profissional, de “serviço permanente a múltiplas instituições”, como o Instituto Português de Arquivos, a Torre do Tombo ou o Centro de Estudos Históricos do Instituto de Alta Cultura.

O professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professor catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi Vice-Reitor, é lembrado pelo MCTES como uma “figura maior da academia portuguesa”

José Mattoso nasceu em Leiria, em 22 de janeiro de 1933, e foi o primeiro a ser distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987.

Numa rara intervenção política, foi mandatário nacional do Partido Livre, em 2015.

+ notícias: País

CP alerta para "forte impacto" da greve geral marcada para sexta-feira

A CP – Comboios de Portugal antevê "fortes perturbações" na circulação na sequência da greve geral agendada para a próxima sexta-feira, alertando para o impacto nos dias anterior e seguinte ao da paralisação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.