Editado esta semana livro sobre arte urbana para levar lisboetas e visitantes às ruas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jul (Lusa) -- A editora portuguesa Zest apresenta esta semana o primeiro volume de uma coleção de livros sobre a arte urbana em Lisboa, para pôr os lisboetas, e não só, a andar nas ruas a ver peças de arte.

A ideia da Zest -- Books for Life foi criar um livro "para todos os que gostam de 'street art'" e "não para especialistas", mas também "despertar as pessoas" para as pinturas que surgem nas paredes de uma cidade que "está no centro" deste tipo de arte, disse à Lusa Nuno Seabra Lopes, da editora.

Para incentivar a população a "andar na rua e ver o que há", o livro vem acompanhado de um mapa, onde estão assinalados os locais de todas as obras referenciadas.

O livro é essencialmente fotográfico e as imagens, captadas em 2012 e 2013, estão todas acompanhadas de um código de georreferenciação.

"A ideia é que as pessoas programem percursos, que vão para a rua ver as peças ao vivo", disse.

Este levantamento da arte que vai surgindo nas paredes da cidade foi feito com a ajuda da Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa.

Apesar da parceria, no livro não há apenas obras legais: "Queríamos que o livro fosse abrangente, com peças legais e ilegais", referiu Nuno Seabra Lopes.

Além disso, são mostradas peças de artistas com mais visibilidade, como Vhils, Nomen e Pantónio, de outros com menos e até de anónimos, tentando demonstrar "uma pluralidade de estilos e de linguagens".

"Há tanto em Lisboa que decidimos fazer uma coleção", disse Nuno Seabra Lopes, referindo que "estão sempre a surgir peças novas".

A ideia da Zest é editar "um livro por ano ou de dois em dois anos, a menos que não se justifique".

No entanto, Nuno Seabra Lopes acredita que o volume 2 estará disponível já no próximo ano, porque "têm aparecido peças absolutamente incríveis".

O lançamento do primeiro volume do "Street Art Lisbon" está marcado para quinta-feira, às 18:30, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, e conta com a participação de Vanessa Teodoro, que irá criar uma obra ao vivo.

Na festa de lançamento será ainda apresentado o número mais recente da revista da GAU e imagens que irão figurar no segundo volume da coleção de livros.

JRS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.